A semana começou com mudança significativa no tempo sobre o Sudeste do Brasil. A frente fria que avançou pela região nesta segunda-feira (28) trouxe chuva para diversas áreas e iniciou um período de temperaturas mais baixas, que se intensifica nesta terça-feira (29). O sistema, além de ter provocado instabilidade na segunda, segue influenciando Minas Gerais e Espírito Santo, onde ainda há previsão de pancadas isoladas, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro terão destaque pela queda acentuada nos termômetros.
A massa de ar polar associada a essa frente fria será a responsável por manter o frio na região nos próximos dias. A terça-feira será o ponto de virada para São Paulo e Rio de Janeiro, que registram mínimas próximas de 10 °C e 16 °C, respectivamente, bem abaixo dos valores registrados no fim de semana. A mudança também será sentida no interior de Minas e Espírito Santo, ainda que de forma mais moderada e acompanhada de instabilidades pontuais.
Previsão para São Paulo
Para esta terça-feira (29), a influência do ar frio se intensifica: o dia começa nublado, com temperatura em torno de 12 °C no amanhecer, e a máxima não passa de 19 °C. A mínima mais baixa será registrada à noite, chegando a 10 °C, e não há previsão de chuva significativa.
A partir de quarta-feira (30), o tempo firme predomina. O dia começa gelado, com mínima de 8 °C, e a máxima sobe pouco, alcançando 17 °C durante a tarde. Na quinta-feira (31), o padrão se mantém, com manhãs frias e tardes um pouco mais amenas: mínima de 8 °C e máxima de 21 °C. Na sexta-feira (01/08), o aquecimento será mais perceptível, mas ainda com frio ao amanhecer: mínima de 10 °C e máxima de 25 °C, já com predomínio de sol e ar mais seco.
Previsão para o Rio de Janeiro
Nesta terça-feira (29), o cenário muda: a instabilidade persiste pela manhã, com previsão de mais 5 mm de chuva, mas o destaque será a queda de temperatura. A máxima não passa de 21 °C e a mínima cai para 16 °C durante a noite.
Na quarta-feira (30), o tempo já fica firme, mas a influência do ar frio mantém as temperaturas amenas: mínima de 12 °C e máxima de 22 °C. Na quinta-feira (31), o sol predomina, com mínima de 11 °C e máxima de 23 °C. A partir de sexta-feira (01/08), a tendência é de elevação gradual: mínima de 12 °C e máxima de 26 °C, mantendo o tempo seco.
Situação em Belo Horizonte e Vitória
Em Belo Horizonte, o calor e a instabilidade marcaram o início da semana, com máxima de 26 °C e pancadas isoladas de chuva na terça-feira (29) com previsão de pancadas de chuva na parte da tarde. Na quarta-feira, o tempo firme volta predominar com mínima 12ºC e máxima de 25ºC.
Vitória, por outro lado, deve sentir os efeitos da frente fria por mais tempo. Para terça-feira (29), há previsão de pancadas na parte da noite, mas com temperaturas mais amenas: mínima de 19 °C e máxima de 26 °C. A partir de quarta-feira (30), condição ainda é de muita nebulosidade e pancadas de chuva com acumulado de 4mm. A temperatura mínima será de 17ºC e a máxima será de 23ºC.