A nova frente fria que chegou à região Sudeste começou a mudar o tempo em áreas do estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Algumas pancadas de chuva começaram no Sul Fluminense, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas nesta terça-feira, 7 de outubro. Depois do calorão de quase 40°C, a temperatura baixou na cidade do Rio e a máxima já não superou o 29°C. Belo Horizonte, como era esperado, ficou mais quente. Com a marca de 34,4°C, igualou o recorde de calor para 2025 que já havia sido registrado em 21 de janeiro.
Até o fim desta semana, a presença desta frente fria vai causar chuva e redução do calor em todas as áreas do estado do Rio de Janeiro e na maioria das áreas de Minas Gerais. O estado do Espírito Santo também terá aumento das condições para chuva por causa desta frente fria.
Chuva chega a Grande BH
As áreas de instabilidade estimuladas por esta frente fria vão se espalhar especialmente entre o Sul de Minas e a Zona da Mata Mineira. Nestas áreas, devem ocorrer até períodos com céu nublado e chuva a qualquer hora. Há risco de chuva moderada a forte e de raios nos próximos dias. A temperatura vai ficar bastante amena no Sul de Minas e também na Zona da Mata até o fim da semana.
A Grande Belo Horizonte também terá redução do calor com o aumento da nebulosidade e o vento fresco que vai soprar sobre a região. Algumas pancadas de chuva devem ocorrer, mas o tempo não fica fechado. Pancadas de chuva frequentes também são esperadas para o Triângulo Mineiro até o final desta semana, mas sempre intercaladas com períodos de sol.
Algumas pancadas de chuva devem ocorrer também na região do Vale do Rio Doce, mas em menor volume e menos frequente do que no centro-sul mineiro. A chance de chover em áreas como o Vale do Jequitinhonha e o Noroeste de Minas, região de Unaí e Januária, é baixa.
No fim de semana, as áreas de instabilidade desta frente fria enfraquecem e o vento quente volta a ganhar força sobre Minas Gerais. Isto vai permitir um aumento dos períodos com sol e redução da nebulosidade, mas as pancadas de chuva ainda vão ocorrer, especialmente à tarde. A temperatura volta a subir em todo o estado no fim de semana.
Tempo instável no RJ
A presença desta frente fria perto do litoral fluminense vai deixar o tempo instável em todo o estado do Rio de Janeiro até o fim desta semana.
Para esta quarta-feira, 8 de outubro, a Climatempo alerta para chuva moderada a forte em todas as regiões fluminenses. Áreas do litoral sul e da região serrana podem ter temporais. Na cidade do Rio, o dia será com céu nublado e chuva frequente. A temperatura continua em queda na região da capital fluminense e fica muito abaixo do que seria o normal para um dia de outubro. Até quinta-feira, a chuva persistente e o vento frio vão trazer a sensação de friozinho para muitos cariocas.
O tempo instável, com chuva frequente, vai predominar no estado do Rio de Janeiro na quinta-feira. Já durante a sexta-feira, a chuva deve ser menos persistente e o sol pode aparecer um pouco.
Para o fim de semana, a previsão é de diminuição das áreas de instabilidade sobre o estado do Rio. No sábado, as pancadas de chuva ainda poderão ocorrer a qualquer hora, mas com a presença do sol, a temperatura já terá grande elevação. O sol deve reaparecer forte no domingo fazendo a temperatura superar os 30°C à tarde em diversas áreas fluminenses, incluindo o Grande Rio.