Depois de vários dias ensolarados e com baixa umidade no ar, a região da Grande São Paulo começou a ver as mudanças no tempo nesta quarta-feira. A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista trouxe mais umidade para Grande São Paulo, estimulando a formação de muitas nuvens.
Essa frente fria avança para o Rio de Janeiro e também vai causar muitas mudanças no tempo por lá nos próximos dias.
A umidade e as condições para chuva também tendem aumentar no Espírito Santo.
Frente fria oceânica
Essa frente fria é do tipo oceânica. Isso significa, que seu maior impacto será nas áreas próximas ao mar. O interior da região Sudeste quase não vai sentir os efeitos da passagem desta frente fria.
A queda da temperatura também será notada nas áreas próximas ao litoral, mas pelo interior da região Sudeste, o ar quente seco ainda vai predominar.
Confira as mudanças no tempo esperadas para os próximos dias na região Sudeste do Brasil.
Volta a chover no leste de SP
Durante esta quinta-feira, 22 de maio, a umidade aumenta ainda mais no leste do estado de São Paulo. Mas praticamente todo o interior paulista vai continuar com o sol e tempo seco, sem expectativa de chuva. A quinta e a sexta-feira serão marcadas por muitas nuvens sobre a grande São Paulo e em todo leste do estado de São Paulo, podendo chover a qualquer hora. A Grande São Paulo e algumas áreas no Vale do Paraíba podem ter chuva com moderada a forte intensidade, mas não necessariamente com raios.
Risco de chuva forte no litoral paulista
A intensificação dos ventos marítimos que acontece nesta quinta-feira estimula muitas nuvens carregadas pelo litoral de São Paulo. A Climatempo alerta para a ocorrência de chuva forte em vários momentos do dia no litoral sul e na Baixada Santista. A chuva se prolonga por várias horas.
O litoral norte paulista também já terá chuva nesta quinta-feira, mas o risco de chuva forte é maior durante a sexta-feira, 23 de maio.
A nebulosidade diminui no leste de São Paulo durante o sábado e o sol volta a aparecer. O tempo deve ficar firme durante o domingo, inclusive na Grande São Paulo.
Risco de chuva aumenta no RJ na sexta-feira
A nova frente fria avança pelo Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 22 de maio, mas o Grande Rio e a maioria das áreas fluminenses ainda terá predomínio de sol. Durante a noite pode começar a chuviscar em algumas áreas do Grande Rio. Atenção que a chuva já pode cair com moderada forte intensidade na região de Paraty e de Angra dos Reis.
É na sexta-feira e também no sábado que todo estado do Rio de Janeiro ficará com o tempo instável, com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora. Há risco de chuva moderada forte durante a sexta-feira, principalmente nas áreas litorâneas.
Ainda deve chover durante o sábado em todo o estado do Rio, mas o sol volta a predominar durante o domingo.
Mais chuva no ES no fim de semana
O sol deve predominar sobre o Espírito Santo nesta quinta-feira, apenas com uma possibilidade de chuva moderada no litoral norte capixaba.
A nova frente fria que avança pela Costa do sudeste nos próximos dias chega ao Espírito Santo na sexta-feira. Porém, maior impacto da presença desta frente fria no litoral capixaba será sentido durante o fim de semana.
O sábado, 24 e o domingo, 25 de maio, serão com muita nebulosidade em todo o espírito santo e a chuva volta a cair com frequência, a qualquer hora. O risco de chuva de moderada para forte intensidade é maior durante o domingo.
Com aumento da nebulosidade e da chuva, a temperatura Volta a ter uma ligeira queda no Espírito Santo.
Tempo seco predomina em MG
A passagem da nova pente fria pela Costa da região sudeste praticamente não terá efeito sobre o estado de Minas Gerais.
O ar frio de origem polar que vem com essa frente fria terá um deslocamento oceânico e por isso não deve conseguir avançar pelo interior do sudeste para causar queda de temperatura relevante sobre o estado de Minas Gerais. Algumas áreas vão continuar tendo noites e amanhecer frios devido à pouca nebulosidade durante o período noturno e não devido à influência direta de ar frio de origem polar. É a situação que já vem acontecendo nesses últimos dias.
Durante a passagem desta nova frente fria, deve ocorrer um aumento da nebulosidade, principalmente na sexta-feira e no sábado, na parte do Sul de Minas, próxima do Vale do Paraíba, em São Paul, e na região da Zona da Mata mineira. Masa chance de chuva é baixa.
No próximo fim de semana, é possível que chova um pouco em pequenas áreas do Vale do Rio Doce, nas áreas próximas ao Espírito Santo. Mas a chuva que ocorrer será isolada e com pouco volume.
Não há expectativa de chuva durante a passagem desta frente fria para a grande Belo Horizonte e nem para áreas como Triângulo Mineiro ou noroeste de Minas Gerais.