logo
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Frio aumenta no Sudeste e capitais podem bater recorde

Ar frio de origem polar predomina sobre todo o Sudeste até o sábado, 14 de junho. Temperaturas abaixo dos 10°C devem oocorrer nos quatro estados. Sul de Minas pode ter temperatura negativa.

Josélia Pegorim

11/06/2025 às 21:56

Compartilhar
Imagem da notícia Frio aumenta no Sudeste e capitais podem bater recorde
O inverno é a estação em que, normalmente, são registradas as temperaturas mais baixas do ano em grande parte do Brasil.

Com reforço de ar polar que ocorreu nesta quarta-feira, 11 de junho, a temperatura cai mais nos próximos três dias em grande parte da região Sudeste do Brasil. O ar frio de origem polar permanece próximo da região até o sábado, 14 de junho. Até lá, as temperaturas na madrugada podem baixar dia a dia.

Possibilidade de recorde de frio nas capitais

Com a presença intensa do ar frio de origem polar, as quatro capitais da região Sudeste poderão registrar recordes de baixa temperatura para este ano nos próximos dias.
Em São Paulo, a tarde desta quinta-feira, 12 de junho, poderá ser a mais fria do ano até agora. Mas também tem uma chance de recorde de menor temperatura do ano, com previsão de mínima de 10°C. Porém, a maior chance deste recorde é na sexta e no sábado, quando a Climatempo prevê temperatura mínima em torno dos 8°C na capital paulista. O recorde atual de menor temperatura em São Paulo este ano é de 9,6°C, em 30 de maio.

No Rio de Janeiro, a tarde da quinta-feira também poderá ser a mais fria do ano com temperatura máxima prevista em 21°C. Mas nas madrugadas de sexta-feira e de sábado, há grande chance de ocorrer o recorde de menor temperatura em 2025 até agora, com previsão de mínima de 12°C. O recorde atual de menor temperatura no Rio de Janeiro é de 14,7°C, em 21 de maio.

Desta vez, o ar frio de origem polar entra com força também na região de Belo Horizonte. A capital mineira poderá bater um duplo recorde de frio nesta quinta-feira e registrar a menor temperatura do ano e a tarde mais fria de 2025 até agora. O recorde de temperatura mais baixa deste ano é de 15,4°C, em 20 de maio, na estação meteorológica de referência no bairro de Santo Agostinho. A sexta-feira, 13 de junho, também é candidata a ter recorde de frio em Belo Horizonte.

E o vento gelado de origem polar entra com mais força no Espírito Santo nesta quinta-feira. A presença do ar frio e de muita nebulosidade vão fazer a temperatura baixar em todo o estado. Em Vitória, as madrugadas e as tardes desta quinta e da sexta-feira podem ser as mais frias do ano até agora. Até o momento, a menor temperatura em Vitória em 2025 é de 17,9°C, em 20 de maio.

Temperatura abaixo dos 10°C

Nesta quarta-feira, 11 de junho, os termômetros marcaram menos de 10°C em vários locais do estado de São Paulo, no Sul de Minas em alguns locais do Triângulo Mineiro, e se aproximaram muito deste valor na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em áreas altas do Espírito Santo e na Zona da Mata mineira. A temperatrura chegou aos 5,3°C em Campos do Jordão (SP), -1,6°C em Delfim Moreira (Sul de Minas), 10,1°C em Paty do Alferes (RJ) e 12,9°C em Santa Teresa (ES).
Com a forte presença do ar frio de origem polar sobre a região Sudeste, temperaturas abaixo dos 10°C devem ser observadas em áreas dos quatro estados no amanhecer da quinta, da sexta-feira e no sábado.

Sul de Minas pode ter geada

Com o aumento do frio no sul de Minas, as áreas mais altas da região podem registrar geada e até temperatura negativa, como já ocorreu em Delfim Moreira nesta quarta-feira, onde a temperatura chegou a -1,6°C. No entanto, não há expectativa de geada ampla que possa prejudicar a cultura do café.
Frio diminui a partir do domingo
No decorrer da tarde e noite do sábado, 14 de junho, a parte mais intensa da onda de frio deve começar a se afastar do Brasil. Com a diminuição do ar frio e a presença do sol, as temperaturas durante o domingo, 15 de junho, já não serão tão baixas. A sensação de frio será menor em relação ao que a população do Sudeste deve sentir especialmente durante esta quinta e na sexta-feira


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
13°23°
0mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
13°21°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
12°22°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
13°20°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
12°22°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
13°20°
0mm
saiba mais
Imagem Semana começa com tempo firme no Sul e instabilidades pelo Centro e Norte do país

Semana começa com tempo firme no Sul e instabilidades pelo Centro e Norte do país

Imagem Sul do Brasil tem domingo de sol

Sul do Brasil tem domingo de sol

Imagem Brasil em alerta para ventania perigosa de um ciclone extratropical

Brasil em alerta para ventania perigosa de um ciclone extratropical

Imagem Previsão Fim de Semana: ventania, temporais isolados e mar agitado em partes do Sul e Sudeste

Previsão Fim de Semana: ventania, temporais isolados e mar agitado em partes do Sul e Sudeste