Às 16 horas de 22 de setembro de 2026, na última tarde do inverno, quase primavera, que astronomicamente começa às 21h05 desta terça-feira, a cidade de São Paulo já havia recebido exatos 304,6 mm de chuva em setembro. É o setembro mais chuvoso já observado na capital paulista em 83 anos de medições do Instituto Nacional de Meteorologia feitas na região da estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade.
- Trezentos milímetros em menos de um mês não é chuva de primavera! É como se a chuva de um janeiro, mês de verão, que tem a maior média mensal em São Paulo, fosse despejada sobre a cidade.
O volume de chuva de setembro de 2026 é extremamente alto:
- 304,6 mm representam quase quatro vezes mais chuva do que a média normal para setembro, que é de 83 mm
- a chuva de setembro de 2026 já supera a média de precipitação para janeiro, que é de 292 mm, pelos cálculos do INMET para o período de 1991 a 2020
- o total acumulado de 1 de setembro a até 16 horas do dia 22 já é o maior para o ano de 2026, superando os 256,4 mm de janeiro de 20206
- é o maior volume de chuva sobre a cidade desde janeiro de 2025, quando choveu 334,2 mm.
Mais chuva até a quinta-feira
A chuva voltou forte e generalizda sobre todo o estado de São Paulo nesta terça-feira, 22 de setembro, por causa de mais uma frente fria que avançou do Sul para a Região Sudeste e passou sobre o estado paulista.
- A chuva do domingo, 20, e o calor de quase 31°C que fez na segunda-feira, 21 de setembro, deixaram a atmosfera ainda mais propícia à chuva.
A população da Grande São Paulo deve se preparar para uma quarta-feira chuvosa e fria. A entrada de uma nova dose de ar frio de origem polar vai acentuar a queda da temperatura que já começou a ocorrer com o tempo chuvoso desta terça-feira.
Na quinta-feira, 24 de setembro, a chuva diminui, mas com o predomínio do céu nublado e o vento frio, a temperatura vai continuar baixa e a sensação de frio vai persistir ao longo de todo o dia.
Sol no fim de semana
Mas vem aí um fim de semana de sol, calor e sem ameaça de frente fria para estragar o passeio! Na sexta-feira, 25, com o afastamento do ar frio e a mudança na direção dos ventos, a nebulosidade diminui e o sol reaparece. Sol de primavera que vai fazer com que a temperatura se eleve rapidamente.
A tarde da sexta-feira terá sol e calor, preparando para o primeiro fim de semana da primavera que promete muito sol e calor em torno dos 30°C na região da Grande São Paulo.
O sol e calor também vão predominar no litoral e pelo interior paulista e a chance de alguma chuva é pequena.
Primavera com chuva e calor
A população do estado de São Paulo deve se preparar para muitos eventos de chuva forte no decorrer da primavera de 2026, mas também períodos de veranicos, com muito calor. Os períodos com chuva e com calor acima do normal vão se intercalar, principalmente em novembro e em dezembro, que devem ser os dois meses com mais dias com temperaturas acima da média.
Outras frentes frias vão passar pela costa paulista nesta primavera e o choque com uma massa de ar quente que vai ganhar força sobre o interior do país, vai manter alto o risco para temporais.

Primavera 2026 – Anomalia prevista de precipitação para o Sudeste do Brasil: tons de verde indicam chuva acima da média; tons de marrom indicam chuva abaixo da média (Climatempo)
A previsão da Climatempo é de que todo o estado de São Paulo tenha mais chuva do que o normal nesta primavera, incluindo a região da capital paulista. A temperatura média deve ficar acima do normal no litoral, na Grande SP, no norte, centro e leste do estado. No centro-oeste de São Paulo e nas áreas próximas ao Paraná, o excesso de chuva vai deixar a temperatura mais próxima da média normal, mas estas regiões também terão dias de calor intenso.

Primavera 2026 – Anomalia prevista de temperatura para o Sudeste do Brasil: tons de vermelho indicam chuva acima da média; tons de azul indicam temperatura abaixo da média (Climatempo)




