A semana começou com um tempo atípico para o verão na cidade de São Paulo. Nesta segunda-feira, a capital paulista registrou amanhecer mais frio, com temperaturas mínimas em torno de 16,2°C na Zona Sul da Região Metropolitana e 17,2°C na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte. O céu permaneceu mais encoberto ao longo do dia e as temperaturas máximas não subiram tanto, com previsão de até 24 °C.
Esse cenário mais ameno foi provocado pela atuação de ventos frios e úmidos vindos do oceano, associados a uma massa de ar frio que avançou logo atrás da frente fria que passou pela costa do país nos últimos dias – e que segue semi estacionária na altura do litoral do RJ e ES.
Tempinho mais ameno dura pouco na capital paulista
Apesar da sensação de “cara de inverno” neste início de semana, esse padrão deve perder força rapidamente. Já a partir desta terça-feira (6), os ventos mais frescos tendem a enfraquecer e as temperaturas voltam a subir em São Paulo, com máximas previstas em torno de 28°C. Com o aquecimento, também aumenta a chance de pancadas de chuva entre a tarde e a noite.
A partir de quarta-feira (7), a circulação de ventos mais quentes e úmidos volta a atuar sobre o estado paulista. As temperaturas máximas devem alcançar valores próximos dos 30°C, enquanto a instabilidade ganha força.
Calor aumenta e pancadas podem ser fortes na segunda metade da semana
Entre quarta e quinta-feira, as máximas ficam entre 29°C e 30°C, com pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade em alguns pontos. Na sexta-feira, a capital paulista pode registrar temperaturas em torno de 31°C, com novo aumento do risco de temporais.
A boa notícia é que, apesar do calor durante as tardes, as madrugadas e manhãs devem seguir mais amenas e confortáveis, um contraste em relação às últimas semanas, quando o tempo permaneceu bastante abafado inclusive durante a noite. As mínimas, que começaram a semana entre 16°C e 17°C, sobem gradualmente e devem ficar próximas de 19°C a partir de quinta-feira.
Interior paulista também sente o refresco, mas calor segue elevado
No interior do estado, o alívio no calor também foi sentido na manhã desta segunda-feira, com mínimas mais agradáveis. No entanto, as temperaturas máximas seguem relativamente elevadas ao longo da semana.
As pancadas de chuva continuam marcando presença até o fim da semana, especialmente no centro-leste, norte e noroeste paulista, regiões onde segue o risco de chuva forte e temporais localizados.
Litoral segue com tempo instável após fim de semana chuvoso
O litoral paulista vem de um fim de semana bastante chuvoso, com registro de transtornos em cidades da Baixada Santista e do Litoral Norte, além de interdições em rodovias por conta da chuva.
Ao longo desta semana, o tempo segue instável nas áreas costeiras, com céu mais encoberto e pancadas de chuva que, embora mais isoladas, ainda podem ocorrer com maior intensidade. A nebulosidade e a chuva frequente ajudam a conter a elevação das temperaturas, que ficaram mais baixas nesta segunda-feira em comparação aos últimos dias.
Para acompanhar a previsão detalhada e as atualizações do tempo em São Paulo e em todo o estado, acesse o site da Climatempo.



