São Paulo termina setembro de 2025 com chuva abaixo da média e temperatura máxima acima do normal. Mesmo assim foi uma situação muito mais próxima da normalidade do que a observada em setembro de 2024.
A média das temperaturas máximas registradas em 29 dias de setembro de 2025 foi de 26,2°C. Considerando a previsão da Climatempo de 32°C para esta terça-feira, 30 de setembro, esta média subirá para 26,4°C. Isso representa 1°C a 1,2°C acima da temperatura máxima média para setembro, que é de 25,2°C.
Em setembro de 2024 a média das temperaturas máximas foi de 30,1°C, quase 5°C acima do normal. Dos 30 dias do mês, 20 foram com temperatura máxima igual ou superior aos 29°C. Comparando com este ano, setembro de 2024 foi quase 4°C mais quente. Em meio a uma onda de calor, São Paulo registrou 36,7°C no dia 26 de setembro de 2024, a segunda maior temperatura para um dia de setembro em 82 anos de medição e entre as 10 maiores já registradas na capital paulista pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Chuva abaixo da média
Sem expectativa de chuva para esta terça-feira, a cidade de São Paulo deve terminar setembro de 2025 com um acumulado de precipitação pouco acima da metade da média normal para o mês. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 45 mm acumulados na região da estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. A média histórica de precipitação para setembro em São Paulo é de 83,3 mm. Esse é o valor de referência atual e foi calculado para o período de 1991 a 2020.
A quantidade de chuva de setembro de 2025 ficou bastante acima da registrado em setembro de 2024, quando choveu cerca de 15 mm nos 30 dias do mês.
Dois dias com chuva
O problema deste ano foi a quantidade de dias com alguma chuva. Os 45 mm acumulados no Mirante de Santana caíram em apenas dois dias. Quase toda a chuva ocorreu na passagem da forte frente fria do dia 22 de setembro, que provocou as tempestades em várias regiões do estado de São Paulo. O outro dia com chuva foi o domingo, 21 de setembro.
Na prática, a população da capital paulista viveu um setembro bastante seco. A quantidade de dias com chuva de setembro de 2025 foi a menor desde 2017, quando também choveu em apenas dois dias durante o mês de setembro.
Qualidade do ar piora sem chuva
Nesta segunda-feira, 29 de setembro, a qualidade do ar piorou e foi considerada moderada em quase toda a Grande São Paulo na avaliação da CETESB. Na região do pico do Jaraguá, a qualidade do ar foi considerada ruim.
Para esta terça-feira, 30 de setembro, a previsão é de um dia com bastante sol em toda a Grande São Paulo, com poucas nuvens e calor. Na cidade de São Paulo, a temperatura pode chegar aos 32°C. Nessa segunda-feira o Inmet registrou 31,5°C.
A semana segue quente na Grande São Paulo, com temperaturas em torno de 30°C à tarde. Há previsão de algumas pancadas de chuva nas tardes de quarta e quinta-feira, mas em poucas áreas da capital e da Grande São Paulo. As condições para chuva devem aumentar no próximo fim de semana.