Com temperatura em torno de 15°C, o amanhecer desta quarta-feira, 21 de janeiro, foi o mais frio deste ano na cidade de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou temperatura mínima de 15,7°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade, e 15,2°C em Interlagos, na zona sul. O recorde de menor temperatura de 2026 foi batido pelo segundo dia consecutivo. Ontem, 20 de janeiro, as temperaturas mínimas foram de 16,5°C, no Mirante de Santana, e de 16,1°C em Interlagos.
- A temperatura mínima de 15,7°C registrada na zona norte da cidade nesta quarta-feira foi a menor temperatura para um dia de janeiro desde 2023, quando fez 15,2°C neste local, nos dias 6 e 7 de janeiro de 2023.
Por que esfriou?
A acentuada queda da temperatura está relacionada com a recente passagem de uma frente fria, que chegou ao Brasil com força acima do comum para esta época do ano. O ar frio de origem polar trazido por esta frente fria combinado com o céu nublado e a chuva derrubaram a temperatura nas últimas 48 horas.
Quando vai esquentar?
A presença do vento frio, de muita nebulosidade e chuva ocasional vai manter a temperatura amena na região da Grande São Paulo, e em todo o leste paulista, até a sexta-feira. No fim de semana, a diminuição da nebulosidade, permitindo maiores períodos com sol, e o retorno de ventos quentes fazem a temperatura subir. As tardes ficam quentes neste próximo fim de semana, mas as noites e o amanhecer seguem amenos.
Atenção para aumento da chuva na sexta-feira
A Grande São Paulo terá um pouco de sol nesta quinta-feira, mas poderá ter chuva fraca na tarde e noite. Na sexta-feira, novas áreas de instabilidade avançam sobre a região e podem provocar chuva já pela manhã. No fim de semana, o sol aparece mais e há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.



