A tarde desta segunda-feira, 19 de maio, foi a mais seca na cidade de São Paulo em quase dois meses. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31% de umidade no ar às 16 horas, por medição automática, na região do Mirante de Santana, na zona norte da cidade. Este foi o menor índice de umidade relativa do ar desde 22 de março, quando o nível de umidade no ar no Mirante baixou para 26%.
Ar seco e bloqueio atmosférico
O nível de umidade no ar vem diminuindo na região da cidade de São Paulo desde a semana passada, quando um bloqueio atmosférico se instalou sobre o centro-sul do país. As frentes frias não conseguem avançar para o litoral paulista há vários dias. Com a diminuição da entrada de umidade marítima e a ausência de chuva, o ar foi secando.
A falta de chuva e a queda nos níveis de umidade no ar, bem como o aumento da temperatura, estão sendo observados em todas as regiões do estado de São Paulo e São efeitos do bloqueio atmosférico. O calor chegou aos 28,1°C nesta segunda-feira na capital paulista, muito acima da média normal de temperatura máxima para maio, que é de 23,4 °C
Frente fria aumenta a umidade
A secura do ar está com horas contadas na região da capital paulista. A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo vai causar uma mudança na direção do vento e a umidade marítima volta a entrar sobre a Grande São Paulo. Com a intensificação do vento marítimo, mais umidade vai chegar sobre a Grande SP estimulando a formação de muitas nuvens e até ocorrência de chuva.
Tecnicamente a passagem da frente fria pelo no litoral paulista ocorre durante a quarta-feira, 21 de maio, mas os efeitos do aumento da umidade só devem ser mais notáveis durante a quinta, 22, e na sexta-feira, 23 de maio.
Semana termina com chuva
Para esta terça-feira, 20 de maio, a previsão ainda de muito sol e pouca nebulosidade na região da grande São Paulo. o nível de umidade no ar pode baixar um pouco mais. o calor se aproxima dos 30°C durante a tarde e não há previsão de chuva.
Para o dia 21 de maio, quarta-feira, a previsão é de um grande aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva a partir da tarde em alguns locais da capital e da Grande São Paulo.
Durante a quinta-feira, a mudança nas condições do tempo será facilmente percebida. Toda a Grande São Paulo terá um dia com muitas nuvens, com previsão de chuva de até moderada intensidade durante a tarde e à noite. Na sexta-feira, 23 de maio, o tempo ainda fica úmido e a grande São Paulo terá mais um dia com muitas nuvens e possibilidade de chuva à tarde.
No fim de semana, a chance de chuva é baixa. A nebulosidade começa a diminuir no sábado, deixando o sol aparecer por mais tempo. No domingo, 25, o tempo volta a ficar firme e o sol deve predominar.