Chuva ganha força no Sudeste
A formação de uma nova área de baixa pressão próxima à costa do Sudeste e de uma frente fria associada voltam a reforçar as instabilidades sobre São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais nesta quarta-feira (29).
Na capital paulista, o dia já começa com céu encoberto e pancadas de chuva desde as primeiras horas da manhã. A chuva deve seguir ao longo do dia, variando entre moderada e pontualmente forte intensidade. As temperaturas permanecem mais amenas, com mínima de 17°C e máxima de apenas 25°C.
No interior paulista, o tempo também segue bastante carregado. As instabilidades ganham força em áreas do centro-sul, oeste e norte do estado, entre as regiões de Bauru/SP, Sorocaba/SP, Campinas/SP e Itapeva/SP, há risco de temporais no período da tarde.
/2025-10/29/Temporais/sudeste_temporais.png?c=39f36751ece57b6c7bfae50c919f42a2&x=1920&y=1920&a=1&preview=1)
Quinta-feira segue chuvosa
Na quinta-feira (30), o tempo segue instável em boa parte do estado. A presença da frente fria sobre o oceano e a entrada de umidade do mar mantêm o céu mais encoberto e a chuva em São Paulo, especialmente entre o leste e a faixa litorânea.
Na Região Metropolitana de SP, há chance de chuva fraca a moderada em vários momentos, e não se descarta a ocorrência de chuva forte isolada. As temperaturas voltam a cair: a máxima não deve passar dos 19°C, e a mínima pode chegar a 15°C à noite, com sensação de frio.
No litoral paulista, o dia será marcado por chuva mais persistente, enquanto o interior segue com instabilidades mais isoladas e temperaturas mais amenas.
Semana termina ainda com tempo carregado e temperaturas amenas
A sexta-feira (31) ainda será de tempo fechado e úmido sobre a capital. As pancadas de chuva ocorrem desde cedo e se estendem ao longo do dia, variando entre fraca e moderada intensidade. As temperaturas permanecem baixas: mínima de 14°C e máxima de 21°C. À noite, a chuva perde intensidade, mas o céu continua mais encoberto.
Sábado marca a virada do mês com retorno da chuva forte
A virada de outubro para novembro será marcada pela volta da chuva mais intensa.
A intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica e a passagem de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera vão favorecer a formação de nuvens carregadas em todo o estado de São Paulo.
O sábado (01) começa com mínima de 15°C, e no decorrer do dia, as pancadas de chuva podem vir com forte intensidade e descargas elétricas, não sendo descartados temporais isolados. Mesmo com o aumento da nebulosidade, o tempo abafado retorna, e as máximas chegam aos 25°C na capital.
No interior e no litoral, o tempo também fica instável, com pancadas de chuva fortes e sensação de abafamento durante a tarde.
Os primeiros dias de novembro devem contar com a presença da chuva e das instabilidades no estado paulista, que devem alternar com alguns períodos de melhora. No interior, os termômetros vão se elevando até o fim de semana, com sensação de abafamento presente durante o dia. Já na Grande SP e demais áreas do leste paulista, a sensação ainda é um pouco mais amena.


