Depois de alguns dias com pouca chuva e temperaturas mais amenas, o tempo volta a mudar em São Paulo. O final de semana será marcado por uma transição nas condições do tempo. No sábado, o estado segue sob pouca influência de uma massa de ar frio, as temperaturas já começam a elevar gradativamente. No entanto, no domingo, essa massa se afasta completamente e as temperaturas voltam a subir de maneira mais facilitada. Além do calor, o destaque será a volta da chuva, que já pode vir forte em algumas regiões.
Massa de ar fria garantiu semana mais amena
A semana que se encerra foi marcada por temperaturas mais agradáveis em várias cidades paulistas. Isso aconteceu por conta da passagem de uma frente fria que avançou pelo estado entre terça e quarta-feira. Esse sistema favoreceu a formação de nuvens e chuva leve em algumas áreas, além de empurrar uma massa de ar fria que deixou os dias menos quentes, especialmente nas madrugadas.
No sábado, essa massa de ar ainda atua, garantindo temperaturas mais baixas, céu com poucas nuvens e ausência de chuva significativa. No entanto, esse cenário começa a mudar no domingo.
Domingo será o ponto de virada: calor e temporais
A partir do domingo, a massa de ar fria perde força e o calor retorna com mais intensidade. A elevação das temperaturas combinada com uma forte variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera (cavado) vai favorecer um cenário de maior instabilidade.
A chuva volta a se espalhar pelo estado e pode vir acompanhada de temporais, com raios e rajadas de vento intensas em algumas áreas. O risco de chuva forte é maior entre o fim da tarde e a noite. Esse retorno da instabilidade será o prenúncio do que está por vir nos próximos dias.
Semana que vem será marcada por instabilidade e temperaturas mais comedidas
O padrão atmosférico previsto para a próxima semana aponta tempo instável em praticamente todo o estado de São Paulo. Entre segunda e terça-feira, a combinação de calor, umidade e ventos em altos níveis favorece a formação de nuvens carregadas. Há risco de temporais pontuais, principalmente no interior e faixa centro-sul do estado.
Entre quarta e sexta-feira, a tendência é de que a chuva perca força, mas o tempo ainda seguirá instável. Nuvens carregadas continuam se formando em diversos pontos do estado, com previsão de pancadas isoladas de chuva, principalmente durante as tardes e noites.
Com a presença constante de nebulosidade e os episódios de chuva ao longo da semana, as temperaturas não devem disparar. A sensação será de tempo abafado em alguns momentos, mas com máximas mais comedidas do que nas semanas anteriores.

Figura 1- Acumulado de chuva prevista entre 24 de março de 2025 e 28 de março de 2025. Fonte: Climatempo