A semana começou com chuva forte e volumosa em vários locais de todos os estados da região Sudeste do Brasil. As áreas litorâneas foram as mais afetadas, com acumulados de até 200 mm no litoral paulista em apenas 24 horas. Esta terça-feira ainda será de alerta para algumas áreas da região sudeste, com previsão de acumulação de grandes volumes de chuva, que poderão causar transtornos nas áreas urbanas.
Temporais no norte de MG, ES e norte do RJ
Os maiores volumes de chuva nesta terça-feira devem ser observados sobre o norte leste de Minas Gerais, incluindo o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, sobre o Espírito Santo e no Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, onde a chuva já caiu forte durante o domingo. Há risco de temporal nessas áreas, incluindo a Grande Vitória. Nas demais áreas do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e a região serrana fluminense, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata mineira e no centro-oeste de Minas Gerais, ainda há risco de chuva moderada a forte durante esta terça-feira, 25 de novembro. O litoral paulista também está sujeito a chuva moderada a forte, mas que não deve ser tão volumosa como foi observada nesta segunda-feira e no domingo. Para a Grande São Paulo só há expectativa de muita nebulosidade e chuviscos. Pelo interior paulista, o sol e o tempo seco já voltam a predominar nesta terça-feira, depois dos temporais.
Formação de frente fria e de ciclone extratropical
Motivo para tanta chuva está na formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria entre a noite da segunda-feira, 24 de novembro, e a madrugada desta terça-feira. O ciclone extratropical se organiza sobre o oceano entre a costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. A frente fria que se forma junto com ele se desloca rapidamente em direção ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais.
Alerta de ressaca
Além de muita chuva, o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro ficam com o mar muito agitado. No litoral paulista, a Marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca entre Cananéia e Ilhabela, entre 21 horas do dia 24 e 21 horas do dia 25 de novembro de 2025. As ondas podem atingir picos de 2,5 m a 3 m.
Para o litoral do Rio de Janeiro, a Marinha alerta para ressaca entre Angra dos Reis e Campo dos Goytacazes, a partir das 21 horas desta terça-feira, 25 de novembro, até às 6 horas da manhã do dia 26, quarta-feira. As ondas podem alcançar de 2,5 m a 3 m.
Semana termina quente no Sudeste
Com a grande quantidade de nuvens e a chuva, a temperatura cai um pouco, mas não não faz frio como já aconteceu em novembro, na passagem de outras frentes frias pelo Sudeste. Na quarta-feira, a maioria das áreas da região já terá predomínio de sol, mas o litoral de São Paulo, os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo ainda poderão ter chuva fraca. A partir de quinta-feira, a tendência é de diminuição das condições para a chuva, com sol e gradual elevação de temperatura até o fim de semana. As madrugadas e o amanhecer serão com temperatura amena, mas as tardes ficam cada vez mais quentes. Na sexta-feira e no fim de semana, a temperatura já estará ultrapassando os 30°C em praticamente toda a região Sudeste do Brasil.




