logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Temporais persistem no Sudeste: Instabilidade ameaça BH e Vitória

Belo Horizonte registra desabamentos após chuvas acima da média em dezembro; Vitória também enfrenta volumes elevados.

Guilherme Borges

30/12/2024 às 15:45

Compartilhar
Imagem da notícia Temporais persistem no Sudeste: Instabilidade ameaça BH e Vitória
Fonte: Gettyimages

O tempo segue instável em Minas Gerais e no Espírito Santo nos próximos dias, com previsão de novas chuvas significativas. Em Belo Horizonte, a situação é preocupante devido aos elevados volumes de chuva registrados ao longo de dezembro, que resultaram em vários deslizamentos de terra e desabamentos nos últimos dias.

Acumulados de chuva acima da média

Na capital mineira, a chuva acumulada nos últimos 30 dias foi de 405,8 mm, superando a média histórica de dezembro, que é de 339 mm. No Espírito Santo, a situação não é diferente: em Vitória, o acumulado mensal até o momento é de 224 mm, também acima da média esperada de 166 mm para dezembro.

Casos de desabamentos em Belo Horizonte

Belo Horizonte registrou quatro desabamentos em apenas cinco dias:

  1. Conjunto Paulo VI (quarta-feira, 25): Um prédio de três andares ruiu por volta das 10h. Quatro pessoas que estavam no último andar ficaram feridas, mas foram resgatadas com vida.
  2. Bairro São Gabriel (sexta-feira, 27): Uma casa de dois andares em construção desmoronou. Apesar do susto, não houve feridos, mas cinco vizinhos ficaram presos temporariamente em suas residências.
  3. Bairro Paraíso (sábado, 28): Uma casa de dois andares desabou, soterrando três idosas. O Corpo de Bombeiros realizou buscas, finalizadas na manhã de domingo (29).
  4. Rua Maçon Ribeiro, Venda Nova (domingo, 29): Parte de um imóvel desmoronou, mas não houve vítimas. Bombeiros vistoriaram o local e recomendaram a desocupação de residências vizinhas.

Alerta para temporais

Nesta terça-feira (30), tanto Belo Horizonte quanto Vitória permanecem em alerta para temporais. Mapas de risco destacam essas capitais em áreas vermelhas, indicando alto potencial para chuvas intensas e novos transtornos. O fenômeno é impulsionado por uma área de baixa pressão no litoral do Sudeste, que favorece a instabilidade climática.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
15°22°
2mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
15°22°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
15°22°
1mm
saiba mais
Diadema - SP
15°22°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
15°22°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
15°21°
1mm
saiba mais
Imagem Previsão Brasil (22/01): ZCAS provoca temporais pelo país e no Sul o tempo segue firme

Previsão Brasil (22/01): ZCAS provoca temporais pelo país e no Sul o tempo segue firme

Imagem Fortes temporais no Centro-Oeste e Norte do país terão impactos na agricultura

Fortes temporais no Centro-Oeste e Norte do país terão impactos na agricultura

Imagem Belo Horizonte e Goiânia continuam com risco de chuva forte até o fim da semana

Belo Horizonte e Goiânia continuam com risco de chuva forte até o fim da semana

Imagem Previsão Brasil (21/01): ZCAS mantém chuva forte e risco de temporais pelo Brasil

Previsão Brasil (21/01): ZCAS mantém chuva forte e risco de temporais pelo Brasil