A semana começa muito quente e ensolarada, mas a passagem de uma frente fria vai causar uma grande virada no tempo trazendo chuva e frio para várias áreas do estado de São Paulo.
Segunda-feira com calor pré-frontal
Esta segunda-feira, 6 de outubro, poderá ser um dos dias mais quentes do ano até agora no estado de São Paulo. A combinação do sol forte, com ventos quentes e a pressão causada pela aproximação de uma nova frente fria, vão elevar muito a temperatura em todas as regiões paulistas. Cidades do centro-oeste e norte do estado poderão ter temperaturas entre 37°C e quase 40°C. O litoral paulista também esquenta bastante, com previsão de calor de até 35°C.
Possibilidade de recorde de calor na capital
O grande aumento da temperatura nesta segunda-feira poderá fazer com que a cidade de São Paulo tenha um novo recorde de calor para o ano de 2025. O recorde atual é de 34,8°C, no dia 2 de março, conforme a medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia. A Climatempo prevê temperatura de até 35°C para a capital paulista nesta segunda-feira.
Chuva a partir de terça-feira
A nova frente fria avança sobre o estado de São Paulo durante a terça-feira, 7 de outubro, causando pancadas de chuva e queda de temperatura em todas as regiões do estado.
A chuva mais frequente volumosa deve acontecer nos extremo Sul e no litoral do estado de São Paulo. Nas outras áreas pelo interior paulista, a chuva não será tão abrangente, mesmo assim deve cair em áreas de todas as regiões. Mas a chuva não será persistente e nem em volume suficiente para reverter o quadro de seca que ainda é observado em muitas áreas do interior paulista.
Na quarta-feira, ainda deve chover de forma isolada em vários locais do centro, norte e oeste. No sul e leste do estado, incluindo a Grande São Paulo e o litoral, terão predomínio de céu nublado e chuva frequente de quarta até a sexta-feira. Em alguns, momentos a chuva pode cair com moderada intensidade.
Queda de temperatura
Esta nova frente fria traz ventos frios para todo o estado de São Paulo que vão baixar a temperatura no decorrer da terça-feira, 7 de outubro. No centro, oeste e norte do estado de São Paulo, o efeito da entrada do ar frio será de refrescar o ar, deixando as tardes menos quentes e as noites com temperatura amena.
Frio no sul e leste de SP
No sul e leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, os Vales do Ribeira e do Paraíba e o litoral, a presença do ar frio de origem polar, o excesso de nebulosidade e a chuva frequente vão manter a temperatura baixa durante toda a semana a partir da terça-feira. Na cidade de São Paulo, as temperaturas máximas entre os dias 7 e 10 de outubro não devem superar os 22°C.