logo
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Calor aumenta no Sul do Brasil e capitais podem bater recorde

Temperaturas devem ser excepcionalmente altas na terça-feira,  11 de fevereiro,  quando o Sul do Brasil sentirá o calor pré-frontal, além de ventos quentes que já sopram sobre a Região.

Josélia Pegorim

09/02/2025 às 17:28

Compartilhar
Imagem da notícia Calor aumenta no Sul do Brasil e capitais podem bater recorde
Calor aumenta no Sul do Brasil e capitais podem bater recorde (Foto: Getty images)

A onda de calor continua e se expande sobre o Sul do Brasil elevando as temperaturas em todo o Rio Grande do Sul , em Santa Catarina e no Paraná. Temperaturas acima dos 40°C voltaram a ocorrer no fim de semana no estado gaúcho e devem se repetir pelo menos por mais 2 ou três dias.

O calor continuava intenso neste domingo, 9 de fevereiro, e por volta das 15 horas, a temperatura em Quaraí já alcançava 42,6°C, novamente a mais alta no país, até este horário.

No sábado, 8 de fevereiro, os termômetros voltaram a superar a marca dos 40°C no Rio Grande do Sul. Em Quaraí, a temperatura chegou a 40,9°C, sendo a maior alta no país. Foi o sétimo dia consecutivo que Quaraí ficou no topo do ranking do calor no Brasil.

Possibilidade de recorde de calor nas capitais

A população da Região Sul do Brasil deve se preparar para uma semana de calor intenso. As três capitais poderão registrar novos recordes de calor para o ano de 2025. Pela medição do Instituto Nacional de meteorologia, os recordes atuais são:

Porto Alegre: 37,6°C – 4 de fevereiro

Curitiba: 31,5°C – 23 de janeiro

Florianópolis: 34,5°C – 3 de janeiro

Calor pré-frontal

O calor deve ser excepcionalmente intenso na terça-feira, 11 de fevereiro, quando uma frente fria estará se aproximando do Rio Grande do Sul. Assim, o Sul do Brasil vai sentir o calor pré-frontal, que é um aquecimento adicional que ocorre por causa da aproximação de uma frente fria.

Esta frente fria deve ter um lento deslocamento pela costa da Região Sul entre os dias 12 e 14 de fevereiro, estimulando aumento da nebulosidade e pancadas de chuva nos três estados. Isso vai aliviar um pouco o calor. O ar frio associado a esta frente fria é fraco e não terá força para manter a temperatura em padrões mais próximos da normalidade por muito tempo.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
19°30°
15mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
20°26°
11mm
saiba mais
Guarulhos - SP
20°27°
8mm
saiba mais
Diadema - SP
19°26°
11mm
saiba mais
Osasco - SP
20°26°
18mm
saiba mais
Santo André - SP
19°26°
10mm
saiba mais
Imagem Frente fria intensa chega neste fim de semana com risco de granizo em SC, PR, SP e MS

Frente fria intensa chega neste fim de semana com risco de granizo em SC, PR, SP e MS

Imagem Previsão Brasil (14/11): instabilidade e chuva em boa parte do país, com sol dominando no RS

Previsão Brasil (14/11): instabilidade e chuva em boa parte do país, com sol dominando no RS

Imagem Tornado, ciclone extropical, furacão: quais as diferenças entre este fenômenos?

Tornado, ciclone extropical, furacão: quais as diferenças entre este fenômenos?

Imagem Desmatamento da Amazônia pode acelerar aquecimento global e gerar um ponto de não-retorno climático

Desmatamento da Amazônia pode acelerar aquecimento global e gerar um ponto de não-retorno climático