Os próximos dias serão marcados por calor intenso no Rio Grande do Sul, resultado de um padrão de tempo predominantemente estável, com ausência de chuva, predomínio de sol e circulação de ventos quentes sobre o estado. Esse conjunto de fatores favorece o rápido aquecimento ao longo do dia e mantém as temperaturas em níveis elevados.
Interior do RS concentra o calor mais intenso
As regiões do Oeste, Missões, Região Central e Planalto do Rio Grande do Sul devem registrar os maiores valores de temperatura nos próximos dias. Em várias cidades dessas áreas, os termômetros podem alcançar a marca dos 40 °C até o próximo fim de semana.
Projeções de modelos meteorológicos indicam que, em alguns momentos, as temperaturas podem superar os 40°C e até se aproximar dos 44°C, principalmente em municípios das Missões e Oeste, como São Borja, São Luiz Gonzaga e Alegrete.
Tempo firme favorece aquecimento prolongado
A falta de mudanças no padrão atmosférico é um fator-chave para a intensificação do calor. Sem a presença de nebulosidade significativa ou pancadas de chuva para amenizar o aquecimento, o sol atua de forma contínua, permitindo que as temperaturas subam rapidamente desde o fim da manhã e atinjam picos elevados durante a tarde.
Entre quinta-feira (5) e sexta-feira (6), o efeito pré-frontal (que antecede a chegada de uma frente fria) deve reforçar o escoamento de ventos quentes continentais sobre o estado, aumentando o calor em praticamente todo o território gaúcho.
Calor também se espalha pelo Sul do Brasil
Além do Rio Grande do Sul, o calor intenso também deve atingir áreas do oeste de Santa Catarina e algumas cidades do extremo sul e sudoeste do Paraná. Nessas regiões, as máximas superam os 35°C e podem se aproximar dos 40°C em determinados pontos, reforçando o padrão de calor amplo no Sul do país.
Atenção aos cuidados com a saúde durante o calor
- Com temperaturas tão elevadas, é fundamental adotar medidas de proteção à saúde, principalmente nos horários mais quentes do dia. Algumas orientações importantes incluem:
- Manter-se bem hidratado, ingerindo água com frequência;
- Evitar exposição prolongada ao sol entre o fim da manhã e o meio da tarde;
- Utilizar roupas leves e claras;
- Redobrar a atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas;
- Evitar atividades físicas intensas nos horários de maior calor.
A tendência é de que o calor siga como destaque nos próximos dias, exigindo atenção para os impactos na saúde. A recomendação é acompanhar diariamente a previsão do tempo, já que a intensidade do calor pode variar de acordo com a região.
Para saber como ficam as temperaturas na sua cidade e acompanhar as atualizações, acesse o site da Climatempo.




