Texto escrito pela meteorologista da Climatempo Lívia Caetano.
Chuva volta a ganhar força no Sul e aumento o risco de temporais
A chuva volta a ganhar força no Sul do Brasil após um período de tempo mais firme em parte da região. Entre sábado e segunda-feira, a combinação entre área de baixa pressão e o transporte de calor e umidade favorece o retorno das pancadas de chuva, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde há risco de temporais e volumes mais elevados em algumas áreas.
Sábado ainda tem períodos de tempo firme, mas a instabilidade começa a se organizar
Neste sábado (20), o tempo permanece firme na maior parte da Região Sul, com sol entre nuvens e temperaturas mais elevadas. Ainda assim, o litoral do Paraná e de Santa Catarina pode registrar chuva fraca pela manhã, influenciada pela umidade que sopra do oceano. No norte e nordeste do Paraná, há previsão de pancadas de chuva com possibilidade de trovoadas, que se espalham ao longo do dia.
Já na Campanha Gaúcha, Pampas e no extremo oeste do Rio Grande do Sul, a instabilidade começa a ganhar força entre o fim da tarde e a noite, com pancadas isoladas acompanhadas por raios, devido à atuação de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina.
Domingo com aumento da instabilidade e risco de temporais no RS
No domingo, a instabilidade se intensifica. Há chance de chuva fraca entre o litoral do Paraná e o norte de Santa Catarina, além de pontos do interior desses estados.
Desde as primeiras horas da manhã, as instabilidades avançam pelo Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, principalmente na metade sul do estado, onde há risco de temporais. No norte gaúcho, a chuva também ocorre de forma moderada e pontualmente mais intensa, alcançando o oeste de Santa Catarina e áreas do oeste do Paraná.
Nas demais áreas catarinenses e paranaenses, o tempo segue mais firme, com sol entre nuvens. As temperaturas permanecem elevadas na maior parte da região, enquanto na metade sul gaúcha os termômetros apresentam leve queda, devido ao aumento da nebulosidade.
Segunda-feira mantém chuva forte e volumes elevados no Sul
Na segunda-feira, as instabilidades seguem concentradas sobre o Sul do país. Desde a madrugada, a chuva ocorre de forma moderada a forte no Rio Grande do Sul, com risco de temporais e volumes mais elevados, especialmente no oeste e sudoeste do estado.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas de chuva avançam por Santa Catarina. No Paraná, a previsão é de chuva fraca a moderada na metade oeste, com chance de trovoadas.
As temperaturas continuam mais altas em grande parte da Região Sul, mas seguem mais amenas na metade sul do Rio Grande do Sul, em função da maior presença de nuvens e da chuva persistente.



