Um novo ciclone extratropical ganha força nesta quinta-feira, 07 de agosto, sobre o Sul do Brasil. O sistema será responsável por provocar uma série de mudanças no tempo, incluindo o retorno da chuva para os três estados da região, além de intensificação das rajadas de vento e mar bastante agitado. Esse ciclone estará associado à segunda frente fria de agosto, que se desloca entre a tarde desta quinta e a noite de sexta-feira, favorecendo a formação de instabilidades desde o Rio Grande do Sul até o extremo sul do Paraná.
Previsão de chuva forte e risco de temporais
Com o avanço da frente fria, a chuva volta a se espalhar pelo Sul e, em algumas áreas, há risco de temporais. De acordo com o mapa de risco meteorológico desta quinta-feira, os maiores alertas estão nas áreas em vermelho, que abrangem o norte do Rio Grande do Sul, o sul e oeste de Santa Catarina e o extremo sul do Paraná. Nessas regiões, há previsão de chuva intensa, com possibilidade de raios, rajadas de vento fortes. Já nas áreas em amarelo do mapa, que incluem desde o centro do Rio Grande do Sul até a faixa oeste paranaense, a chuva também será significativa, ocorrendo em forma de pancadas moderadas a fortes ao longo do dia.

Figura 1- Mapa de risco desta quinta-feira 07 de agosto de 2025. fonte: Climatempo.
Ventos se intensificam com a formação do ciclone
Outro destaque importante desta quinta-feira são os ventos. Como é comum em situações envolvendo ciclones próximos à costa, há previsão de intensificação das rajadas, especialmente sobre o litoral gaúcho. O mapa de rajadas de vento indica velocidades entre 40 e 50 km/h ao longo do litoral do Rio Grande do Sul, com possibilidade de rajadas mais intensas, que podem alcançar até 70 km/h, na região central e sul do litoral. A expectativa é que, na sexta-feira, os ventos se intensifiquem ainda mais, ampliando o risco de transtornos, como queda de galhos e dificuldades para embarcações de pequeno porte.
Figura 2 – Mapa de risco para rajadas de vento nesta quinta-feira 07 de agosto de 2025. Fonte: Climatempo.
Mar agitado entre o RS e SC
Além da chuva e dos ventos, o mar também ficará agitado. Entre o fim da tarde e a noite desta quinta-feira, com o fortalecimento do ciclone e o aumento das rajadas, haverá elevação das ondas, que deve resultar em um cenário de mar muito agitado entre o litoral do Rio Grande do Sul e o litoral de Santa Catarina. Essa condição marítima severa pode comprometer a navegação e exige atenção especial de pescadores, marinheiros e comunidades costeiras.