O Paraná enfrenta um período de alerta para temporais e chuvas volumosas nos próximos dias. O destaque está nos elevados volumes de chuva, principalmente na faixa sul do estado, onde os acumulados podem superar 200mm até a próxima terça-feira, 10 de dezembro de 2024.
Alerta para temporais nesta sexta-feira (06)
Nesta sexta-feira, o forte transporte de umidade da faixa norte intensifica a chuva sobre o estado. Além disso, o deslocamento lento de uma frente fria sobre o Paraná, elevará os volumes de chuva ao longo dos próximos dias. O alerta principal de temporais é para as regiões oeste, sudoeste, centro-sul e sudeste do Paraná. Para as regiões centro-ocidental, noroeste, Norte Pioneiro, centro-oriental e Região Metropolitana de Curitiba, a chuva chega com moderada a forte intensidade,
Figura 1- Mapa de risco para esta sexta-feira 06 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo
Os ventos, também sopram com intensidade nesta sexta-feira. Para áreas em amarelo no mapa as rajadas de vento sopram entre 51 e 70 km/h incluindo Região Metropolitana de Curitiba. Para as regiões centro-ocidental, noroeste, Norte Pioneiro, centro-oriental, as rajadas de vento variaram entre 40 e 50 km/h.
Figura 2- Mapa de ventos para esta sexta-feira 06 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo
Acumulados significativos até terça-feira (10)
A chuva persistente, provocada pelo deslocamento lento da frente fria, resultará em acumulados significativos em várias regiões do estado.
Destaques por região:
- Regiões oeste, centro-sul, sudoeste, centro ocidental, sudeste e Metropolitana de Curitiba: Os acumulados de chuva podem superar 200mm, representando risco elevado de alagamentos e enxurradas.
- Regiões em roxo no mapa (principalmente sudoeste, centro-sul, sudeste): Nesses locais, os acumulados podem ultrapassar 300mm, intensificando ainda mais os riscos de deslizamentos e enchentes.
- Demais regiões do estado: Acumulados menores, mas ainda significativos, com volumes que podem variar entre 50 e 150mm.
Figura 3- Mapa de acumulados entre 6 de dezembro de 2024 de 10 de dezembro de 2024. Fonte: Climatempo
Impactos e recomendações
O período prolongado de chuva exige atenção redobrada, especialmente nas áreas mais afetadas. A Defesa Civil recomenda:
- Evitar áreas de risco, como encostas e regiões baixas sujeitas a alagamentos;
- Acompanhar os alertas meteorológicos e seguir as orientações das autoridades locais;
- Evitar deslocamentos desnecessários em áreas alagadas ou durante temporais;
- Manter-se longe de árvores e redes elétricas durante rajadas de vento.