Após um mês de abril com volumes expressivos de chuva, o tempo instável vai continuar atuando sobre o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Nesta quinta-feira (24), novas áreas de instabilidade voltam a se formar, mantendo o risco de chuvas fortes nos dois estados.
Cenário climático reforça instabilidades
A nova rodada de instabilidades será impulsionada por um forte transporte de umidade vindo da faixa norte do Brasil. Esse fluxo úmido se encontra com uma área de baixa pressão atmosférica posicionada sobre o Paraguai. A combinação desses fatores, somada à intensificação dos ventos em altos níveis da atmosfera, cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de nuvens carregadas.
A atuação conjunta desses sistemas favorece o avanço das áreas de chuva sobre o Sul e o Centro-Oeste do país, mantendo o padrão de instabilidade nos próximos dias.
Chuva também ganha força no interior do Paraná
Em Coxim (MS), por exemplo, foram 249 mm em apenas 23 dias de abril – mais de três vezes a média histórica de 78 mm. Em Sete Quedas, também no MS, o acumulado chegou a 223 mm, enquanto a média para abril é de 119 mm. Em Dourados, o total já alcança 202 mm, bem acima da climatologia de 84 mm.
No estado do Paraná, os acumulados de abril apresentam variações, com algumas regiões registrando volumes acima do esperado. Em Morretes, por exemplo, já choveu 179 mm em abril, superando a média do mês que é de 141 mm. Em Planalto, o acumulado chegou a 98,6 mm, enquanto a média é de 68 mm. Em Diamante do Norte, já são 97,8 mm acumulados, contra uma média de 75 mm.
Alerta para tempestades severas nesta quinta
O mapa de risco desta quinta-feira indica perigo para tempestades severas, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul e no Paraná. As áreas em roxo no mapa concentram o maior risco, com possibilidade de chuva volumosa, rajadas de vento entre 60 e 80 km/h e queda de granizo.

Figura 1 – Mapa de risco para essa quinta-feira 24 de abril de 2025. Fonte: Climatempo;
Nas áreas em vermelho, que abrangem grande parte do Mato Grosso do Sul e a faixa leste do Paraná, também há alerta para temporais. A combinação de solo já encharcado e novas chuvas volumosas pode aumentar o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em áreas vulneráveis.
Figura 2 – Mapa de risco para essa quinta-feira 24 de abril de 2025. Fonte: Climatempo;