Depois de uma semana de tempo muito instável, com chuva frequente e por vezes de forte intensidade, finalmente o sol reapareceu no Sul do Brasil. As áreas de instabilidade se afastaram e o primeiro fim de semana de outubro começou com sol e elevação de temperatura. Mas a trégua da chuva será curta. Outra frente fria está prevista para o este domingo, 5, trazendo mais temporais.
Rápida elevação da temperatura
Com a diminuição da nebulosidade e da chuva, a temperatura subiu rapidamente no Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, por volta das 9 horas da manhã do sábado, 4 de outubro, as temperaturas estavam, em média, de 1°C a 4°C mais altas do que no mesmo horário do dia anterior. Em Porto Alegre, a temperatura estava em 25,8°C e na sexta-feira, nesta mesma hora, a temperatura era de 20,4°C. No interior do Paraná e de Santa Catarina a elevação de temperatura também foi grande com a diminuição da nebulosidade, com elevação de 1°C a 3°C, em média, no interior paranaense.
A temperatura segue em elevação e a tarde do sábado será muito mais quente do que nos últimos dias.
Mais calor no domingo
O domingo será um dia de muito calor no Sul do Brasil. Além das horas com sol forte, o vento quente vindo do Norte do Brasil, vai predominar sobre a região ajudando a aquecer o ar. Além disso, a região Sul vai sentir o que os meteorologistas chamam de aquecimento pré-frontal. É um aumento da temperatura que ocorre naturalmente quando uma frente fria está se aproximando. O ar frio que vem com a frente fria pressiona o ar quente que já está sobre a região fazendo com que a temperatura suba ainda mais.
As capitais da região Sul vão esquentar bastante e Porto Alegre poderá ter a maior temperatura desde o fim de março. A previsão é de que a capital gaúcha tenha calor de até 33°C neste domingo, 5 de outubro. Em Curitiba a temperatura deve ficar em torno dos 30°C na tarde do domingo.
Nova frente fria traz temporais para o Sul do Brasil
Ainda há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde do sábado para a maioria das áreas de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. Algumas pancadas poderão ser de moderada a forte intensidade, mas de curta duração.
A previsão para o domingo, 5 de outubro, é de que o Sul do Brasil tenha muitas horas com sol forte. No Paraná e em Santa Catarina, o tempo seco e quente deve predominar. O norte paranaense deve ser a região mais quente no Sul do Brasil neste domingo, com temperaturas entre 35°C e 38°C.
Mas apesar do sol e do calor, o Sul do Brasil também volta a entrar numa situação de perigo para novas tempestades por causa de outra frente fria.
Essa frente fria vem forte da Argentina e começa a influenciar a fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai no decorrer da tarde do domingo. Esta região será a primeira a ser impactada pelos temporais desta frente fria. Mas, no decorrer da tarde e da noite do domingo, as pancadas de chuva se espalham por todo o Rio Grande do Sul. Na Grande Porto Alegre, na região serrana, no Planalto e Noroeste gaúcho, as pancadas de chuva só devem começar no fim da noite.
A Climatempo alerta para a situação de perigo em todo o sul do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Uruguaiana, Bagé e de Pelotas, para tempestades com granizo de médio e grande porte e rajadas de vento de 80 km/h a 100 km por hora. Veja o alerta especial!
O extremo oeste de Santa Catarina, a região serrana e o litoral sul Catarinense também devem ter pancadas de chuva no final da noite do domingo.
Para as demais áreas de Santa Catarina e para o Paraná, a previsão é de um domingo com muito sol e calor, sem risco de chuva.
Durante a segunda-feira, 6 de outubro, esta nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil espalhando temporais também sobre Santa Catarina e Paraná.
A Climatempo alerta também para acentuada a queda de temperatura que o Sul do Brasil voltará a experimentar a partir da próxima segunda-feira, com a entrada de uma nova massa de ar frio de origem polar sobre a região.