A chuva retorna com potencial para temporais ao Sul do Brasil já nesta quinta-feira (24). A presença de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, somada à forte variabilidade do vento em altos níveis, favorecerá o avanço das pancadas de chuva, que se espalham da faixa central do Rio Grande do Sul até a região central do Paraná. As precipitações ocorrem em forma de pancadas, com intensidade moderada a forte. O destaque fica para a faixa que vai do norte do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná, onde há alerta para temporais. Já no norte do Paraná, o sol predomina e a umidade relativa do ar cai para valores abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia.
No Sudeste, o dia será de céu nublado, com pancadas de chuva entre o litoral de São Paulo e o litoral do Rio de Janeiro, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. Em alguns momentos, a chuva pode ocorrer com intensidade moderada, principalmente no sudeste do estado de São Paulo. Nas demais áreas do interior paulista e em grande parte de Minas Gerais, o tempo segue firme, com sol predominando e temperaturas elevadas durante a tarde, além de queda acentuada da umidade relativa do ar, que fica abaixo dos 30% nos períodos mais quentes do dia. No Espírito Santo, o sol predomina, mas há possibilidade de chuva isolada no sul do estado a partir da tarde.
No Centro-Oeste, a massa de ar seco continua predominando, garantindo um dia de sol e calor em todos os estados da região. As temperaturas sobem mais durante a tarde e a umidade relativa do ar atinge níveis críticos, especialmente entre o norte do Mato Grosso do Sul e o norte de Goiás, passando pelo leste do Mato Grosso e Distrito Federal, com valores abaixo dos 20%, exigindo atenção especial à saúde.
No Nordeste, a quinta-feira será de sol forte e calor no interior, sertão e agreste, com destaque para a baixa umidade relativa do ar durante a tarde, que ficará abaixo dos 30%. No oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão, a umidade cairá ainda mais, alcançando valores abaixo de 20%. Na faixa leste da região, a chuva perde força, mas ainda pode ocorrer de forma isolada entre o litoral da Bahia e a Paraíba, com intensidade moderada a forte. Também há previsão de pancadas localizadas no litoral do Ceará e no norte do Maranhão, porém sem grandes acumulados.
Na Região Norte, o tempo permanece instável no norte do Amazonas e em Roraima, com pancadas alternadas de chuva ao longo do dia, podendo haver momentos de intensidade moderada. No Amapá, as pancadas ocorrem de forma mais irregular e isolada. Nas demais áreas — incluindo Rondônia, Tocantins e a metade sul do Pará — o tempo seco e o calor predominam, com umidade relativa do ar em níveis de atenção, inferiores a 30%.