Nesta terça-feira, a presença de uma área de baixa pressão centralizada sobre o Paraguai deve promover a incursão de calor e umidade vindo da região norte do país, e, juntamente com o deslocamento de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, vai reforçar as áreas de instabilidade nos estados da Região Sul. Em boa parte do Rio Grande do Sul, em algumas áreas do planalto, vales e norte catarinense, além do sudoeste paranaense, haverá risco de temporais com raios e rajadas de vento no decorrer das horas. Nas áreas restantes dos três estados, potencial para fortes pancadas de chuva ao longo do dia. No litoral paranaense, essa chuva pode variar entre fraca e moderada intensidade. Excepcionalmente no norte paranaense, não haverá condições para pancadas de chuva significativas durante o dia, apenas pancadas isoladas, e o destaque continuará sendo o calor mais expressivo que marca presença à tarde.
No Sudeste e no Centro-Oeste, o calor e o tempo seco ganham força no decorrer do dia. Excepcionalmente no noroeste de Mato Grosso e também entre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, haverá condições para pancadas de chuva com até forte intensidade – seguidas por raios e eventuais rajadas de vento. No extremo sul de Mato Grosso do Sul, não estão descartados temporais isolados ainda no final da manhã. Nas demais regiões, o destaque deverá ser o calor e o ar seco, que marcam presença durante o dia. Na parte da tarde, a umidade relativa do ar despenca e atinge níveis críticos em todos os estados do centro-oeste, além de boa parte do estado de São Paulo e de Minas Gerais. Entre o leste de Mato Grosso, Goiás e o triângulo mineiro, os índices devem permanecer abaixo de 12% nas horas mais quentes, indicando um cenário emergencial. Em diversas cidades, as temperaturas máximas devem superar os 35ºC, chegando até mesmo nos 40ºC.
No Nordeste, a circulação de ventos oceânicos promove novamente a entrada de umidade sobre o continente, realizando assim a manutenção das pancadas de chuva sobre parte da costa leste. Entre Maceió/AL e Recife/PE, onde há risco de intervalos com chuva mais grossa. As pancadas de chuva seguem irregulares, mas podem se espalhar também sobre algumas áreas do agreste nordestino. Por outro lado, todo o interior nordestino segue com predomínio de tempo firme durante o dia, bastante calor e alerta de baixa umidade na parte da tarde. No decorrer das horas mais quentes, os índices devem variar entre níveis de alerta e até mesmo de emergência. Além disso, os ventos também continuam soprando ao longo do dia, com rajadas moderadas – de até 50 km/h – ou até mesmo mais fortes – superando os 50 km/h.
No Norte, calor e umidade continuam alimentando a formação de áreas de instabilidade sobre parte dos estados. Os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima seguem concentrando as maiores condições para pancadas de chuva mais expressivas, desde o período da manhã. Entre o oeste do Amazonas e do Acre, haverá risco de temporais no decorrer das horas. Pancadas de chuva isoladas acontecem entre o Amapá e o norte do Pará, sem risco de chuva forte. O Tocantins segue com predomínio de tempo firme, calor e alerta para baixa umidade do ar à tarde.Tem