logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Logística reversa será grande aliada do Brasil para atingir metas climáticas

Com a redução de emissões como meta global, práticas de coleta, recondicionamento e reciclagem ajudam o Brasil a reduzir emissões e se alinhar aos compromissos ambientais

Angela Ruiz

06/02/2025 às 10:37

Imagem da notícia Logística reversa será grande aliada do Brasil para atingir metas climáticas
Foto: Getty Images

O Brasil assumiu, durante a COP29, o compromisso de reduzir entre 59% e 67% suas emissões de gases de efeito estufa até 2035. Em um cenário em que o País descarta 2,4 bilhões de quilos de resíduos eletrônicos por ano, segundo o E-Waste Monitor, usar a logística reversa será uma estratégia importante para alcançar esses objetivos.

A reutilização de materiais, aliada à redução de resíduos descartados em aterros, contribui diretamente para diminuir a extração de recursos naturais e as emissões, alinhando o país às metas climáticas globais.

Um desafio ambiental e econômico

O setor de telecomunicações está entre os que mais geram resíduos eletrônicos no Brasil. Modems, roteadores e decodificadores usados, por exemplo, somam toneladas de materiais descartados anualmente. A logística reversa propõe uma alternativa. Por meio de processos de coleta, triagem, recondicionamento e reciclagem, esses dispositivos retornam à cadeia produtiva, promovendo a economia circular.

“O recondicionamento estende a vida útil dos equipamentos, reduzindo a necessidade de fabricar novos produtos e, consequentemente, o impacto ambiental associado à extração de matérias-primas”, explica o experiente Carlos Tanaka, engenheiro da área de logística e fundados da PostalGow.

Contribuição para metas climáticas

A logística reversa também ajuda o Brasil a cumprir as metas estabelecidas na COP29 ao reduzir a emissão de gases de efeito estufa em diversas etapas. O recondicionamento de equipamentos eletrônicos, por exemplo, exige menos energia do que a fabricação de novos dispositivos. Já a reciclagem permite a reutilização de metais e plásticos, diminuindo a dependência de extração de recursos naturais.

Segundo estudos da Universidade de São Paulo (USP), a reutilização de materiais pode economizar até 20% nos custos de produção e diminuir significativamente as emissões industriais. Além disso, práticas de coleta eficiente evitam que resíduos sejam enviados a aterros sanitários, onde geram gases como metano, que tem alto impacto no aquecimento global.

O futuro da logística reversa no Brasil

Com regulamentações mais rigorosas e metas climáticas ambiciosas, a logística reversa deve ganhar ainda mais relevância nos próximos anos.

“Estamos preparados para ajudar o Brasil a cumprir suas metas climáticas, promovendo uma economia mais circular e sustentável. Nosso compromisso é transformar resíduos eletrônicos em oportunidades para o mercado e para o planeta”, finaliza Tanaka.


Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
21°26°
40mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
19°24°
14mm
saiba mais
Guarulhos - SP
19°25°
11mm
saiba mais
Diadema - SP
19°24°
13mm
saiba mais
Osasco - SP
19°24°
19mm
saiba mais
Santo André - SP
19°24°
13mm
saiba mais
Imagem Previsão Brasil (03/02): Temporais e volumes elevados de chuva no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Previsão Brasil (03/02): Temporais e volumes elevados de chuva no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Imagem Chuva aumenta no litoral do Paraná e de Santa Catarina e eleva risco de transtornos

Chuva aumenta no litoral do Paraná e de Santa Catarina e eleva risco de transtornos

Imagem Previsão do clima no Brasil em fevereiro de 2026

Previsão do clima no Brasil em fevereiro de 2026

Imagem Balanço da chuva de janeiro nas capitais: mais de 400 mm em Goiânia, Rio Branco e B. Horizonte

Balanço da chuva de janeiro nas capitais: mais de 400 mm em Goiânia, Rio Branco e B. Horizonte