Uma nova situação de chuva muito volumosa e perigosa é esperada para esta terça-feira, 20 de janeiro, em vários estados da região Sudeste do Brasil. A organização da ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul – e o deslocamento de uma frente fria, com intensidade acima do normal para esta época do ano, vão gerar condições para a ocorrência de grandes volumes de chuva em áreas dos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Há risco de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.
O que vai causar a chuva volumosa?
Grandes e persistentes áreas de nuvens carregadas vão se formar sobre quase toda a região Sudeste do Brasil nos próximos dias, causando chuva forte e volumosa em muitas áreas.
Com a formação do novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul, a circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, vai forçar uma concentração de ar quente úmido sobre a maioria das áreas da região Sudeste. Além disso, o lento deslocamento de uma frente fria, do Rio de Janeiro para o Espírito Santo, vai fazer com que ventos marítimos, moderados a fortes, soprem persistentes sobre o Sudeste do Brasil injetando uma grande dose de umidade especialmente sobre o estado do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e sobre o leste de Minas Gerais. Essas regiões estão mais próximas do mar e por isso recebem uma carga de umidade marítima maior do que outras áreas no interior do Sudeste. Outro fator importante para aumentar a chuva é a presença do relevo.

Mapa de risco de chuva forte e de temporal no Sudeste do Brasil para 20/1/26 (Fonte: Climatempo)
Perigo: mais de 100 mm em 24 h
Essa combinação de fatores tem potencial para gerar grandes volumes de chuva no decorrer desta terça-feira, 20 de janeiro de 2026. Este mapa elaborado pela Climatempo mostra o risco para temporais nesta terça-feira. 20 de janeiro. Os maiores volumes de chuva são esperados nas regiões em roxo e em azul escuro. Na região serrana do Rio de Janeiro (azul escuro), pode chover de 200 mm a 300 mm ao longo desta terça-feira, o que representa grande parte da média normal de precipitação para todo o mês de janeiro. Na cidade do Rio de Janeiro, a chuva mais volumosa está sendo esperada para a madrugada de terça-feira. No decorrer do dia, a chuva tende a enfraquecer. As outras áreas em roxo, que inclui o Grande Rio, todo o centro-norte fluminense, a Grande Vitória e a maioria das áreas do Espírito Santo, parte da Zona da Mata mineira e o Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, podem acumular de 100 a 200 mm no decorrer do dia. Vale lembrar que essas regiões tiveram muita chuva durante o primeiro episódio de ZCAS, no início de Janeiro.
Risco de deslizamentos e enchentes
O grande volume de chuva esperado para esta terça-feira pode causar grandes transtornos para a população de várias áreas dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e do leste de Minas Gerais. Há risco de enchentes repentinas, com transbordamento de pequenos rios e córregos, alagamentos nos centros urbanos, fortes enxurradas e também deslizamentos de terra.
Para esta terça-feira, 20 de janeiro, o Cemaden – Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – indica um risco alto de deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira e no centro-sul do Espírito Santo. O risco de enchentes e enxurradas é alto na região serrana do Rio de Janeiro e no centro-sul capixaba, incluindo a Grande Vitória. A situação pode se agravar nos próximos dias pois a chuva volumosa esperada vai contribuir para o encharcamento do solo.
Orientações da Climatempo para Temporais
A Climatempo alerta a população para a ocorrência de temporais, que podem vir acompanhados de chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas (raios) e eventual queda de granizo. Para reduzir riscos e garantir a segurança, siga as orientações abaixo:
Antes do temporal
Fique atento às previsões do tempo e alertas meteorológicos emitidos por fontes oficiais.
Evite deixar objetos soltos em áreas externas, como vasos, telhas soltas ou antenas, que podem ser arremessados pelo vento.
Em áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a alagamentos, mantenha-se informado sobre os planos de emergência locais.
Durante o temporal
Evite sair de casa enquanto a chuva e os ventos fortes persistirem.
Não se abrigue debaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas.
Em caso de raios, evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Se estiver dirigindo, reduza a velocidade, mantenha distância de outros veículos e nunca atravesse ruas alagadas.
Em áreas urbanas, fique longe de bueiros, córregos e rios, que podem transbordar rapidamente.
Em situações de risco
Ao perceber rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes, ou aumento rápido do nível da água, procure um local seguro imediatamente.
Siga sempre as orientações da Defesa Civil e, em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Informação salva vidas
A Climatempo reforça que o acompanhamento contínuo das condições meteorológicas é fundamental para a tomada de decisões seguras. Prevenção e informação são as melhores formas de proteção em eventos de tempo severo.




