A atuação de uma nova frente fria volta a mudar o tempo no Rio Grande do Sul, trazendo novamente chuvas e temporais para o estado. Após um período de maior estabilidade, as instabilidades retornam principalmente entre a sexta-feira e o domingo, com pancadas de chuva que podem ocorrer de forma moderada a forte em diversas regiões gaúchas.
Avanço de frente fria com temporais
No Rio Grande do Sul, a quinta-feira ainda apresenta tempo mais firme na maior parte do estado, mas essa condição começa a mudar entre o fim da noite e a madrugada de sexta-feira, quando uma nova frente fria se aproxima. As instabilidades aumentam primeiro em áreas do sudoeste e da faixa oeste, com pancadas de chuva. No litoral sul, a chuva ocorre de forma mais fraca, enquanto em áreas da Serra, há previsão de pancadas mais intensas e as temperaturas seguem elevadas em grande parte do estado.
Na sexta-feira, a frente fria avança desde a madrugada e provoca chuvas moderadas a fortes em grande parte do RS, com risco de temporais. Ao longo do dia, as instabilidades continuam atuando, atingindo inclusive a Região Metropolitana de Porto Alegre. Mesmo com a chuva, os termômetros permanecem altos em várias áreas do estado.
Durante o sábado, o tempo segue instável desde as primeiras horas do dia, com chuva no interior, litoral e Região Metropolitana de Porto Alegre. As pancadas podem ocorrer com intensidade moderada a forte, mantendo o risco de temporais isolados. No decorrer do dia, as instabilidades persistem, especialmente no oeste, sudoeste, norte e leste gaúcho. E no domingo, uma nova frente fria reforça as instabilidades. A faixa oeste e a metade norte do RS concentram as chuvas mais fortes, com chance de temporais em alguns pontos. Já nas áreas mais ao sul do estado, a chuva tende a ser mais fraca, com maiores aberturas de sol. Até o fim da noite, o tempo começa a melhorar gradualmente no território gaúcho. As temperaturas diminuem em relação aos últimos dias, embora ainda permaneçam elevadas em setores do oeste, sul e sudeste do estado.



