Nesta sexta-feira, a circulação de ventos associados à área de alta pressão deve seguir mantendo o predomínio de tempo firme na maior parte dos estados da Região Sul. A exceção continua sendo o litoral paranaense, além de alguns pontos do litoral norte catarinense, onde a entrada de ventos marítimos que sopram do oceano favorecem a ocorrência de chuva fraca a moderada durante o dia. Nas demais regiões, o tempo segue aberto no decorrer do dia, com predomínio de sol entre algumas variações de nuvens no céu. O período da manhã segue ainda mais frio e com mínimas significativamente baixas, e algumas áreas do alto da serra gaúcha e catarinense podem contar com formação de geada. No decorrer da tarde, os termômetros não sobem tanto e a sensação permanece mais amena. Excepcionalmente, as cidades do noroeste paranaense já devem contar com um maior aumento dos termômetros durante o dia, com sensação leve de calor marcando presença à tarde. Outro destaque ao longo do dia deverá girar em torno dos ventos, que devem soprar com forte intensidade, mesmo sem a ocorrência de chuva, entre os três estados da região – com rajadas que podem ultrapassar os 50 km/h.
No Sudeste, a circulação de umidade associada à entrada de ventos marítimos mantém a chuva sobre o litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com condições para episódios de chuva com fraca a moderada intensidade ao longo do dia. Podem ocorrer intervalos de chuva mais forte, e o comportamento persistente pode gerar acumulados mais expressivos em algumas áreas. Por conta dessa presença de umidade na atmosfera local, as pancadas de chuva seguem também entre a zona da mata e o leste de Minas Gerais, com potencial para raios e trovoadas. Nas demais regiões do interior paulista e do estado mineiro, o predomínio já deverá ser de tempo firme, sem previsão de chuva significativa. Em boa parte da região, a umidade entra em atenção, com índices atingindo níveis críticos – abaixo de 30%.
No Centro-Oeste, a presença de umidade na atmosfera local deve continuar ajudando na formação de áreas de instabilidade sobre a metade norte de Mato Grosso, e as pancadas de chuva devem ocorrer a partir do período da tarde, variando entre moderada a forte intensidade. Ainda assim, o caráter da chuva segue mais irregular, incidindo em apenas alguns pontos. Pode chover também de maneira isolada e com fraca intensidade na metade sul mato-grossense. Já Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal seguem com predomínio de tempo firme durante o dia, sol entre nuvens e calor ganhando força no decorrer das horas.
No Nordeste, as instabilidades ganham força no litoral da Bahia, na medida em que a frente fria, já marítima, alcança a altura do estado. Haverá risco de fortes pancadas de chuva ao longo do dia, com potencial para raios e volumes mais elevados. Entre o litoral sul e recôncavo baiano, não estão descartados temporais, ou chuva mais volumosa. Algumas áreas de instabilidade podem avançar até mesmo sobre o agreste e parte do sertão baiano, mas de forma localizada. Chove mais forte também no litoral de Sergipe e Pernambuco. Entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, a chuva segue mais espaçada e com até moderada intensidade. Algumas pancadas de chuva podem avançar do Pará até o sul do Maranhão ao longo do dia. Já nas demais regiões do interior nordestino, o predomínio ainda será de tempo mais aberto, com calor e baixa umidade do ar presentes.
No Norte, calor e umidade seguem atuando como combustíveis na formação das áreas de instabilidade, que seguem sobre o Amazonas, Rondônia, sul de Roraima e do Pará. Ao longo do dia, o sol ainda deve aparecer entre nebulosidade variável, mas as pancadas de chuva vão ganhando força e se espalhando conforme o passar das horas. Haverá risco de chuva forte e temporais não estão descartados nessas regiões, ainda que ocorrem de forma mais localizada. Já o Acre e o Amapá seguem com padrão de tempo mais firme. No Tocantins, a chuva fica restrita apenas ao extremo norte do estado.