logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Grande SP em alerta para temporais nos próximos dias

Condições meteorológicas facilitam a formação de nuvens carregadas sobre todo o estado de São Paulo até o sábado. Nova frente fria chega ao litoral paulista no domingo e reforça a chuva.

Josélia Pegorim

14/01/2026 às 15:16

Compartilhar
Imagem da notícia Grande SP em alerta para temporais nos próximos dias
Grande SP fica em alerta para temporais nos próximos dias (Foto: São Paulo, SP, Marcelo Pinheiro)

Desde o início da semana, a região da Grande São Paulo vem enfrentando uma nova onda de temporais e a população volta a sentir os transtornos diários como alagamentos, transbordamento de rios e interrupções do fornecimento de energia, que causam grandes problemas para a mobilidade, além de perdas materiais. O temporal da noite da terça-feira, 13 de janeiro, deixou 33 pontos alagados na cidade de São Paulo, o maior do ano até agora, e causou o transbordamento do córrego Paciência, na zona norte da capital, segundo informações do CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura da cidade de São Paulo. O mesmo órgão registrou 75,2 mm na Vila Prudente e 70,4 mm na Vila Maria. Na rede telemétrica do Alto Tietê, choveu 92,6 mm no rio Tamanduateí, na região do Mercado Municipal, no centro da cidade de São Paulo, e 78,8 mm na região do córrego Tatuapé.
A população da grande São Paulo deve ficar atenta às previsões diárias do tempo nos próximos dias porque a expectativa é de muita chuva até a segunda-feira, 19 de janeiro. Em apenas seis dias, a cidade de São Paulo poderá acumular em torno de 150 mm, cerca da metade da média de precipitação normal para o mês de janeiro, que é de 292 mm.

Quando vão ocorrer os temporais?

A região da Grande São Paulo, e todo o estado de São Paulo, terá dias típicos de verão até o próximo sábado, com o sol aparecendo forte pela manhã, mas com várias pancadas de chuva durante a tarde e em parte da noite. Muitas dessas pancadas de chuva poderão ser de forte intensidade, inclusive na região da capital paulista e da Grande São Paulo. O tempo fica ainda mais instável no domingo e na segunda-feira, 19 de janeiro, podendo chover já na madrugada e pela manhã, por causa da passagem de uma frente fria pelo litoral paulista.

Até o domingo, o ar segue abafado, com sensação de calor desde cedo. Mas a passagem da frente fria entre o domingo e a segunda-feira, vai trazer ventos frios, de origem polar, que se espalham pelo estado e vão refrescar o ar. A queda da temperatura mais notável será no leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo. Na capital, a temperatura até o domingo deve atingir marcas pouco abaixo dos 30°C, mas para a segunda-feira, 19, a previsão é de apenas 25°C.

O que causa a chuva forte?

Até o próximo sábado, as fortes pancadas de chuva esperadas para o estado de São Paulo serão provocadas basicamente por causa do acúmulo de umidade e de calor na atmosfera. A umidade alta e a temperatura elevada são os ingredientes principais para a formação das grandes nuvens do tipo cumulonimbus. Essas nuvens são típicas desta época do ano e são os responsáveis pela ocorrência da chuva intensa em pouco tempo, além de raios, granizo e eventualmente rajadas de vento muito fortes, que podem chegar aos 100 km/h. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera nos próximos dias vai facilitar a formação dessas nuvens carregadas. No domingo, 18 de janeiro, a chegada de uma nova frente fria ao litoral paulista vai expandir ainda mais as áreas de chuva sobre o estado.

Orientações para a população para temporais

A Climatempo alerta a população para a ocorrência de temporais, que podem vir acompanhados de chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas (raios) e eventual queda de granizo. Para reduzir riscos e garantir a segurança, siga as orientações abaixo:

Antes do temporal
Fique atento às previsões do tempo e alertas meteorológicos emitidos por fontes oficiais.
Evite deixar objetos soltos em áreas externas, como vasos, telhas soltas ou antenas, que podem ser arremessados pelo vento.
Em áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a alagamentos, mantenha-se informado sobre os planos de emergência locais.

Durante o temporal
Evite sair de casa enquanto a chuva e os ventos fortes persistirem.
Não se abrigue debaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas.
Em caso de raios, evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Se estiver dirigindo, reduza a velocidade, mantenha distância de outros veículos e nunca atravesse ruas alagadas.
Em áreas urbanas, fique longe de bueiros, córregos e rios, que podem transbordar rapidamente.

Em situações de risco
Ao perceber rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes, ou aumento rápido do nível da água, procure um local seguro imediatamente.
Siga sempre as orientações da Defesa Civil e, em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Informação salva vidas
A Climatempo reforça que o acompanhamento contínuo das condições meteorológicas é fundamental para a tomada de decisões seguras. Prevenção e informação são as melhores formas de proteção em eventos de tempo severo.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
19°30°
45mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
19°27°
12mm
saiba mais
Guarulhos - SP
19°28°
6mm
saiba mais
Diadema - SP
19°27°
14mm
saiba mais
Osasco - SP
19°27°
13mm
saiba mais
Santo André - SP
19°27°
12mm
saiba mais
Imagem Com chuva volumosa à vista, os reservatórios ainda devem seguir em atenção?

Com chuva volumosa à vista, os reservatórios ainda devem seguir em atenção?

Imagem Frente fria avança pelo RS e temporais voltam a ganhar força no estado

Frente fria avança pelo RS e temporais voltam a ganhar força no estado

Imagem Ano de 2025 foi o terceiro mais quente da história

Ano de 2025 foi o terceiro mais quente da história

Imagem Chuva reduz calor no RJ: alerta para temporais nos próximos dias

Chuva reduz calor no RJ: alerta para temporais nos próximos dias