A última semana de outubro de 2025 terá um aumento das condições para chuva em grande parte do país. A passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste, combinada com a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, vai permitir uma distribuição de ar úmido pelo interior do país e a formação de muitas áreas de instabilidade, que devem provocar chuva frequente e muitas nuvens até o final do mês de outubro. O excesso de nebulosidade e a chuva frequente vão evitar que ocorram temperaturas extremas na maior parte do país. Porém, em locais como interior do Nordeste e o Tocantins, o calor poderá chegar aos 40°C, pois estas áreas terão pouca chuva e pouca nebulosidade nos próximos dias.
Chuva generalizada
O mapa acima mostra a estimativa da distribuição da chuva acumulada sobre o Brasil entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025. Em vários locais do Norte, do Centro Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil deve chover pelo menos 50 mm ao longo dessa semana. Mas não se pode descartar que, em alguns locais, o volume de chuva até se aproxime dos 100 mm.
As áreas menos favorecidas com precipitação nos próximos dias serão o Nordeste, o extremo norte de Minas Gerais (divisa com a Bahia), o Tocantins, o extremo norte do Pará e o Amapá. Vale lembrar que essa é uma época do ano onde normalmente chove muito pouco sobre a região Nordeste e também no extremo norte do Brasil.
Risco de chuva forte
A combinação de muita umidade e calor poderá produzir fortes pancadas de chuva durante esta última semana de outubro especialmente em áreas do Amazonas, Acre e Rondônia. Pode chover forte também nos estados do Centro-Oeste do país. Mas o acúmulo de umidade combinado com a circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, também poderá produzir chuva volumosa em áreas do Sul de Minas, Paraná, e Santa Catarina.
Mais chuva em novembro
As condições para a chuva em novembro tendem a aumentar sobre quase todo o Brasil. A expectativa é de formação de corredores de umidade que devem provocar chuva frequente sobre grande parte do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste do Brasil, da Bahia e do Paraná.
Acompanhe as atualizações diárias das condições do tempo no Brasil pelas redes sociais e pelo site da Climatempo.




