logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Previsão Brasil (20/01): Temporais, ZCAS ativa e contrastes de temperatura pelo Brasil

Chuva forte, risco de temporais e rajadas de vento marcam a previsão do tempo desta terça-feira, com destaque para a atuação da ZCAS em várias regiões do país.

Redação

19/01/2026 às 15:49

Compartilhar
Imagem da notícia Previsão Brasil (20/01): Temporais, ZCAS ativa e contrastes de temperatura pelo Brasil
Previsão do tempo para o Brasil

Pela meteorologista Lívia Caetano

A previsão do tempo para terça-feira, 20 de janeiro, indica um cenário típico de verão no Brasil, com chuvas distribuídas de forma irregular, episódios de temporais, rajadas de vento e variações de temperatura entre as regiões. A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e de sistemas de baixa pressão mantém o tempo instável em grande parte do território nacional, enquanto algumas áreas ainda registram períodos de sol e calor intenso.

Região Sul – (PR, SC, RS): instabilidades costeiras, temperaturas amenas e vento moderado
No Sul do país, há chance de chuva fraca no litoral do Paraná e de Santa Catarina, além do nordeste do Rio Grande do Sul e pontos isolados do litoral gaúcho, principalmente pela manhã e ao longo do dia. No restante do Rio Grande do Sul, o tempo segue mais estável, sem expectativa de chuva.
À tarde, ocorrem pancadas de chuva fracas a moderadas no noroeste do Paraná e no oeste catarinense, enquanto o sol predomina em boa parte da região. Pela manhã, há possibilidade de geada em áreas mais elevadas de Santa Catarina. As temperaturas permanecem mais amenas entre a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense e em grande parte da região Sul, enquanto o calor predomina no oeste da região e no norte e noroeste do Paraná. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no norte e em áreas do leste e do litoral norte paranaense.

Porto Alegre – RS: tempo firme – Sol entre poucas nuvens ao longo do dia, sem chuva. Máxima de 26 °C.
Curitiba – PR: chuva fraca e temperaturas em queda – Chuva fraca pela manhã, sol entre muitas nuvens durante o dia e possibilidade de garoa à noite. Máxima de 21 °C.

Região Sudeste – (SP, RJ, MG, ES): ZCAS ativa, chuva forte e risco de transtornos
No Sudeste, a terça-feira será marcada por pancadas de chuva desde as primeiras horas do dia no litoral e leste de São Paulo. À tarde, a chuva ganha força no norte, extremo leste e litoral norte paulista, com intensidade moderada a forte. O avanço de uma frente fria provoca fortes pancadas de chuva no Rio de Janeiro.
A ZCAS já está configurada e mantém instabilidades no Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e em áreas do centro-norte, leste e oeste de Minas Gerais desde o início do dia, com intensificação à tarde e à noite. Há risco de temporais, volumes elevados de chuva e chance de transtornos, especialmente no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Zona da Mata e leste de Minas Gerais, com perigo extremo na Região Serrana e em parte dos Lagos.
As temperaturas ficam mais agradáveis e amenas na metade leste paulista, em grande parte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Já no Triângulo Mineiro, norte e nordeste de Minas, oeste paulista e norte capixaba, os termômetros seguem mais elevados. As rajadas de vento chegam a 40–50 km/h em São Paulo, Rio de Janeiro, sul e litoral do Espírito Santo, além do sul e do Triângulo Mineiro.

São Paulo – SP: chuva ao longo do dia – Na faixa litorânea, leste e norte paulista, as instabilidades atuam desde cedo. As pancadas aumentam ao longo do dia, com chuva moderada a forte e risco de temporais no norte, leste e litoral norte. Na capital, chove pela manhã e à tarde de forma mais fraca, com máxima em torno de 22 °C.
Rio de Janeiro – RJ: temporais e volumes elevados – Dia nublado, com chuva a qualquer hora, pancadas fortes, risco de temporais e acumulados elevados. Máxima de 27 °C.
Belo Horizonte – MG: instabilidade persistente – Céu nublado, chuva a qualquer momento, com chance de temporais e acumulados elevados. Máxima de 24 °C.

Região Centro-Oeste – (MS, MT, GO, DF): chuva forte, temporais isolados e calor
No Centro-Oeste, a atuação de uma baixa pressão favorece instabilidades em Mato Grosso do Sul desde o começo do dia, com chuva moderada a forte no norte do estado e risco de temporais no extremo norte.
A ZCAS mantém pancadas de chuva no centro-norte de Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal desde as primeiras horas, com intensificação ao longo do dia e risco de temporais. Em áreas da faixa central de Goiás, há chance de volumes mais elevados de chuva. No oeste e sul de Mato Grosso do Sul, o dia segue com tempo mais aberto.
O calor predomina em grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enquanto em Goiás a maior nebulosidade e a frequência de chuvas deixam as temperaturas mais agradáveis. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no interior e leste sul-mato-grossense.

Campo Grande – MS: calor e pancadas isoladas – Sol entre nuvens pela manhã, aumento de nebulosidade e chance de chuva do fim da manhã ao início da tarde. Máxima de 30 °C.
Cuiabá – MT: calor e temporais – Manhã com aumento de nuvens e chuva fraca, com intensificação das pancadas ao longo do dia, risco de temporais e máxima de 31 °C.

Região Nordeste – (BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA): chuva generalizada e calor intenso
No Nordeste, com a ZCAS configurada, as pancadas de chuva ocorrem desde a madrugada no centro-sul e oeste da Bahia, com chuvas mais fortes e risco de temporais. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, grande parte da Paraíba, oeste de Pernambuco e Alagoas também registram instabilidades, que ganham força ao longo do dia, com chuva moderada a forte.
Há risco de temporais no extremo sul do Maranhão e do Piauí, enquanto a ZCIT mantém o tempo instável no litoral norte da região. Chove em grande parte do Nordeste, mas entre Sergipe, grande parte de Alagoas, interior de Pernambuco e da Paraíba, a chuva tende a ser mais fraca, com aberturas de sol. As temperaturas seguem elevadas, com rajadas de vento de 40 a 50 km/h no litoral sul da Bahia.

Região Norte – (AC, AM, RO, RR, PA, AP, TO): pancadas intensas e sensação de abafamento
No Norte do país, a ZCAS mantém pancadas de chuva em Rondônia, centro-sul do Amazonas, Pará e Tocantins desde o início do dia, com chuva moderada a forte e risco de temporais no sul do Amazonas, Pará, Tocantins e em Rondônia.
A ZCIT favorece temporais no Amapá. Nas demais áreas, as pancadas também ocorrem de forma mais intensa, com risco de temporais na metade leste do Acre. Já no norte e leste de Roraima e no noroeste do Pará, o dia segue com tempo mais aberto. As instabilidades aumentam à tarde, e a sensação de abafamento permanece elevada.

Quer receber a previsão do tempo atualizada todos os dias para sua região? Acompanhe o Boletim Brasil – Regiões e fique sempre um passo à frente do clima.

Monitore a previsão do tempo atualizada para a sua região na Climatempo ou acompanhe alertas via app!

Fique por dentro dos alertas meteorológicos da Climatempo para evitar riscos!


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
18°24°
45mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
18°22°
16mm
saiba mais
Guarulhos - SP
18°23°
10mm
saiba mais
Diadema - SP
18°22°
22mm
saiba mais
Osasco - SP
18°22°
11mm
saiba mais
Santo André - SP
18°22°
27mm
saiba mais
Imagem Depois do calorão, São Paulo terá semana com temperaturas mais agradáveis

Depois do calorão, São Paulo terá semana com temperaturas mais agradáveis

Imagem Risco de geada em pontos elevados de Santa Catarina nesta terça-feira (20)

Risco de geada em pontos elevados de Santa Catarina nesta terça-feira (20)

Imagem Rio Grande do Sul segue com tempo firme, pouca chuva e temperaturas mais agradáveis

Rio Grande do Sul segue com tempo firme, pouca chuva e temperaturas mais agradáveis

Imagem Frente fria traz alívio para o calorão no Sul e no Sudeste

Frente fria traz alívio para o calorão no Sul e no Sudeste