A chuva voltou a cair forte sobre o estado do Rio de Janeiro nos primeiros dias de fevereiro. Somente na tarde da terça-feira, dia 3, choveu de 20 mm a quase 50 mm no Grande Rio. Choveu forte também em áreas da cidade do Rio de Janeiro. A preocupação com mais transtornos é grande porque a previsão é de mais chuva para os próximos dias.
Previsão de grandes volumes de chuva
As condições meteorológicas na região do estado do Rio de Janeiro permanecem favoráveis a ocorrência de chuva frequente, que pode ser forte e volumosa em diversas áreas. Nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, umas áreas com maior risco de temporais é a região serrana fluminense (em roxo no mapa), mas todas as outras áreas do estado do Rio também estarão sujeitas a chuva intensa.
Por que há risco de chuva forte?
A região do estado do Rio de Janeiro já tem muito ar quente e úmido esta semana. Mas nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, o risco de chuva forte e volumosa aumenta por causa da formação de uma área de baixa pressão atmosférica próxima à costa fluminense. Além disso, uma corrente de ar quente e úmido, vinda da Amazônia, ganha força sobre a região Sudeste e vai colaborar para aumentar a formação de nuvens carregadas sobre o Rio de Janeiro.
Aumento do risco de deslizamento
A chuva de janeiro foi volumosa em muitas áreas do estado do Rio, com acumulados entre 150 mm a 400 mm. Esta quantidade de água encharcou o solo em diversas regiões deixando as montanhas e encostas mais vulneráveis a deslizamentos. Agora, a chuva que cair não precisa ser extrema para causar uma movimentação do solo.
Segundo análise do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a região de Petrópolis já está com alto risco de deslizamentos. A chuva forte e volumosa prevista para esta quarta-feira aumenta o risco de deslizamentos em toda a região serrana fluminense.
⚠️ Orientações da Climatempo para temporais
A Climatempo alerta a população para a ocorrência de temporais, que podem vir acompanhados de chuva intensa, rajadas de vento, descargas elétricas (raios) e eventual queda de granizo. Para reduzir riscos e garantir a segurança, siga as orientações abaixo:
🌧️ Antes do temporal
· Fique atento às previsões do tempo e alertas meteorológicos emitidos por fontes oficiais.
· Evite deixar objetos soltos em áreas externas, como vasos, telhas soltas ou antenas, que podem ser arremessados pelo vento.
· Em áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a alagamentos, mantenha-se informado sobre os planos de emergência locais.
⛈️ Durante o temporal
· Evite sair de casa enquanto a chuva e os ventos fortes persistirem.
· Não se abrigue debaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas.
· Em caso de raios, evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
· Se estiver dirigindo, reduza a velocidade, mantenha distância de outros veículos e nunca atravesse ruas alagadas.
· Em áreas urbanas, fique longe de bueiros, córregos e rios, que podem transbordar rapidamente.
🚨 Em situações de risco
· Ao perceber rachaduras no solo, inclinação de árvores ou postes, ou aumento rápido do nível da água, procure um local seguro imediatamente.
· Siga sempre as orientações da Defesa Civil e, em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).



