A população do estado de São Paulo deve se preparar para uma forte mudança nas condições do tempo nesta terça-feira, 9 de dezembro. Os paulistas tiveram vários dias com bastante calor e pouca chuva, com temperaturas que superaram os 30°C no último fim de semana inclusive na Grande São Paulo. Nesta terça-feira, o estado de São Paulo vai sentir a influência da expansão de áreas de instabilidade associadas a um forte ciclone extratropical que estará se deslocando sobre o Sul do Brasil.
Quais áreas de SP podem ter chuva forte?
Todos o estado de São Paulo fica em alerta nesta terça-feira para temporais, com fortes rajadas de vento e muitos raios. Mas algumas áreas devem receber um volume de chuva maior do que outras. É o que mostra o mapa de risco de temporais para o dia 9 de dezembro de 2025 elaborado pela Climatempo. As áreas em roxo devem receber os maiores volumes de chuva no decorrer terça-feira, que podem alcançar acumulados de 50 a 100 mm até o final do dia. Nesta região temos a parte norte da grande São Paulo, o Vale do Ribeira, a região de Sorocaba, de Itapetininga, Avaré, Ourinhos, Bauru, Piracicaba, Campinas, Bragança Paulista, Serra da Mantiqueira, São Carlos, Mococa, Ribeirão Preto em Franca.
Nas áreas em vermelho, que inclui a maior parte da grande São Paulo, o litoral paulista, o Vale do Paraíba, a região de São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba.

Risco de temporais na região Sudeste para 9/12/25 (Fonte: Climatempo)
A população do estado de São Paulo deve ficar bastante atenta no decorrer desta terça-feira porque a chuva pode cair forte em pouco tempo causando alagamentos e enchentes repentinas. Em alguns locais, a chuva prolongada com moderada forte intensidade em alguns momentos e também deixará grandes acumulados que podem causar transtornos como enchentes alagamentos nos centros urbanos.
Quando a chuva vai acontecer?
Nesta segunda-feira, fortes pancadas de chuva aconteceram durante a tarde no estado de São Paulo. Apenas na cidade de São Paulo choveu de 20 mm a quase 50 mm em 3 horas e muitos bairros da cidade. Durante esta terça-feira, 9 de dezembro, a chuva deve acontecer de forma generalizada sobre o estado de São Paulo. As áreas de instabilidade devem começar a se espalhar pelo estado já na madrugada e devem persistir até a noite, mas variando de intensidade. Assim, a chuva pode cair moderada a forte por algum tempo, enfraquecer e depois voltar a se intensificar. Essa situação pode acontecer em todas as regiões do estado de São Paulo.
A população deve ficar atenta nesta terça-feira porque o tempo ficará bastante instável na maior parte do dia; a chuva não vai ter hora para parar e nem para recomeçar.
Ventos fortes
Além da chuva forte, a população do estado de São Paulo deve ficar atenta com o aumento dos ventos durante a terça e principalmente durante a quarta-feira, 10 de dezembro. Na terça-feira, fortes rajadas de vento poderão acontecer até mesmo sem estar chovendo. Esta situação será mais perceptível durante a quarta-feira, que deve ser um dia com bastante vento frequente, com moderada forte intensidade, que podem ocorrer em todas as regiões paulistas. Muitas nuvens cumulonimbus devem se formar sobre o estado de São Paulo durante esta terça-feira. Além da chuva forte, essas nuvens podem provocar intensas rajadas de vento. Nas horas em roxo no mapa, essas rajadas de vento podem alcançar velocidades de 80 km/h a 100 km/h.
Chuva diminui durante a quarta-feira
A madrugada e manhã da quarta-feira, 10 de dezembro, também deve ser bastante instável no estado de São Paulo, com condições para a chuva em todas as regiões paulistas. Ainda risco de chuva moderada forte. No decorrer da tarde da quarta-feira, as áreas de estabilidade vão se deslocando em direção a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro e a chuva vai diminuindo sobre o estado de São Paulo.




