logo
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Temporais continuam no Nordeste e o perigo aumenta entre Mato Grosso, Goiás e Pará

ZCAS e ZCIT continuam favorecendo a ocorrência de muita chuva no Norte e Nordeste do país

Stefanie Tozzo

12/01/2025 às 14:09

Compartilhar
Imagem da notícia Temporais continuam no Nordeste e o perigo aumenta entre Mato Grosso, Goiás e Pará

Semana começando com muita chuva e situação de alerta/perigo entre as Regiões Norte e Nordeste. Destaque ainda para a ZCAS atuando entre BA e o AM e a ZCIT, influenciando o AP e a costa norte nordestina.

Segunda-feira (13), com muitas nuvens, condições de chuva a qualquer momento com risco alto de temporais – com o solo já encharcado o risco de transtornos é alto para este início de semana – A chuva pode acontecer de forma persistente acumulando volumes altos em um curto período entre o Maranhão, Piauí, parte do sul do Ceará, o estado do Pernambuco, áreas do centro-sul do Pará, sul do Amazonas, em Rondônia, no norte de Mato Grosso, no Tocantins, em Goiás e em todo o estado da Bahia.

A combinação de calor e esta umidade que ainda é transportada pela circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera, além da atuação de um cavado em Minas, mantém a condição para temporais, sobre o centro-norte e noroeste mineiro. Todo o estado do Espírito Santo permanece em atenção para pancadas de chuva moderadas a forte com risco de raios e ventos de até 70 km/h. Enquanto, São Paulo e Rio de Janeiro começam a semana com condições mais típicas de verão e pancadas mais irregulares; não chove na cidade de SP e na cidade do Rio, a chuva pode vir em forma de pancadas mais rápidas. O interior dos dois estados fica em atenção durante o período da tarde.

Foto: Getty Images

Chove de forma mais irregular no Sul e em Mato Grosso do Sul. Risco alto para alguns temporais no extremo norte de Mato Grosso do Sul – áreas mais próximas a Mato Grosso e Goiás, ficam em alerta neste começo de semana – a umidade combinada com as temperaturas um pouco mais altas pode ajudar na formação de núcleos de chuva sobre áreas do centro-sul, leste e nordeste do Paraná e no centro-norte e leste de Santa Catarina – segunda com previsão de pancadas moderadas a forte; pode chover à tarde. Enquanto no interior do Rio Grande do Sul e no extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul o destaque continua sendo o calorão e a umidade do ar abaixo de 30%.

Atenção!

Até quarta (15) e a quinta-feira (16), a chuva ainda será frequente e volumosa, principalmente na BA, no SE, sertão de PE, no PI, no MA, no TO e em grande parte do PA. Por outro lado, a chuva vai perdendo força entre AL e o RN. Enquanto isso, o calor aumenta e a umidade diminui no Sul, mas principalmente no Rio Grande do Sul, onde já poderemos ter máximas de 35 a 37 °C até meados da semana, no interior do estado. No Sudeste, as tardes vão ficando mais quentes com o passar dos dias e as pancadas de chuva de verão retornando gradativamente de quarta-feira em diante – com alto potencial de temporais, especialmente em SP a partir de quinta-feira.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
17°27°
40mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
17°27°
6mm
saiba mais
Guarulhos - SP
17°27°
10mm
saiba mais
Diadema - SP
17°26°
10mm
saiba mais
Osasco - SP
17°26°
13mm
saiba mais
Santo André - SP
17°26°
12mm
saiba mais
Imagem Previsão Brasil (29/10): temporais em São Paulo e chuva forte no Sul do Brasil

Previsão Brasil (29/10): temporais em São Paulo e chuva forte no Sul do Brasil

Imagem Semana segue instável em São Paulo e virada do mês terá mais chuva

Semana segue instável em São Paulo e virada do mês terá mais chuva

Imagem Outubro termina com aumento da chuva sobre o Brasil

Outubro termina com aumento da chuva sobre o Brasil

Imagem Previsão do Tempo (28/10):Temporais voltam a atingir o Sul e chuva ganha força no Sudeste

Previsão do Tempo (28/10):Temporais voltam a atingir o Sul e chuva ganha força no Sudeste