Pela meteorologista Simone Strieder
O avanço de uma frente fria pelo oceano, combinada ao calor e a umidade, vai estimular a formação de tempestades isoladas em diversas áreas da metade leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre a está quinta-feira (27) e a sexta-feira (28). As instabilidades podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e queda de granizo. No sábado (29), o sol volta a predominar na maior parte das regiões, mas o domingo (30) promete novas condições de tempo severo, com pancadas de chuva fortes e risco de granizo e ventos intensos, especialmente no RS e em SC.
RS e SC podem ter tarde de temporais isolados nesta quinta-feira
O tempo começou firme, com sol entre nuvens na maioria das regiões. Mas à tarde, a presença de calor e umidade vinda do oceano favorece a ocorrência de temporais isolados com pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e eventual queda de granizo principalmente sobre o Rio Grande do Sul, mas atingem também o leste de Santa Catarina. No território gaúcho, os temporais mais significativos se concentram no Centro, Sudeste, Vales, e partes do Norte, Serra e Campanha.
Na sexta-feira as tempestades se intensificam
Entre o final da manhã e noite de sexta-feira, as tempestades ganham força e se espalham por áreas da metade leste da região Sul do Brasil. Favorecidas pelo avanço de uma frente fria no oceano, as instabilidades podem vir com queda de granizo grande, rajadas de vento intensas, chuva moderada a pontualmente forte e raios, especialmente em áreas do leste do RS e SC. Apesar da possibilidade de fenômenos severos, as projeções indicam acumulados de chuva não muito altos em 24 horas, o que pode causar alagamentos pontuais e transtornos localizados apenas. As áreas mais afetadas no Rio Grande do Sul, serão o Nordeste, a Serra, os Vales, o Litoral Sul e Norte, a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Costa Doce, o Sul e o Centro.
Trégua e predomínio de sol no sábado
No sábado (29), o ar mais seco ganha espaço e a tendência é de predomínio de sol na maior parte do Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, as condições ficam mais estáveis, com apenas chuva rápida e isolada em áreas do Oeste, Missões, Centro e extremo Sul. Em Santa Catarina e Paraná, o dia será de sol, calor e pancadas isoladas e mal distribuídas de fim de tarde, típicas de primavera.
Domingo com volta de risco de temporais
No domingo (30), teremos aumento das áreas de instabilidade, devido a formação de um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, com potencial para tempo severo, atuando principalmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de reflexos também em áreas do Paraná. Há possibilidade de granizo, rajadas de vento e chuva pontualmente forte em grande parte do RS e em áreas de SC. Os volumes previstos, por enquanto, ficam abaixo de 70 mm na maior parte das regiões, mas as pancadas podem ser intensas em curtos períodos de tempo. Como o cenário ainda está em evolução, a previsão poderá ser atualizada nos próximos dias.
Acompanhe a previsão aqui no site da Climatempo e nas redes sociais!



