logo
Faça seu loginavatar
  • Previsão
    • Agora
    • Hoje
    • Amanhã
    • Fim de Semana
    • 15 Dias
    • Praias
    • Aeroportos
    • Brasil
  • Clima
  • Notícias
  • Agroclima
  • Mapas
  • Conteúdos
  • Produtos Climatempo
    • Mídia
    • SMAC
    • API
    • Levantamento de dados
    • Relclima
    • Weather Index
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Temporais voltam a ocorrer em MS e em SP

A chuva deve ser mais volumosa em Mato Groso do Sul, onde várias áreas do estado poderão acumular um pouco mais de 100 milímetros de chuva até o domingo. Em São Paulo, o maior risco pra chuva forte é para o oeste e noroeste do estado.

Josélia Pegorim

12/11/2025 às 16:09

Compartilhar
Imagem da notícia Temporais voltam a ocorrer em MS e em SP
Fortes áreas de instabilidade crescem sobre o MS e provocam muita chuva. Parte destas nuvens avançam para SP. (Foto: Getty Images)

Mudanças na circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, vão facilitar a formação de nuvens carregadas sobre o Mato Grosso do Sul e parte desta nebulosidade deve se expandir para o estado de São Paulo. A situação mais preocupante é para o Mato Grosso do Sul, onde várias áreas do estado poderão acumular um pouco mais de 100 milímetros de chuva até o domingo, 16 de novembro.

Os temporais retornam nesta quinta

A formação das áreas de instabilidade estarão associadas a presença de uma forte a área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a tendência de circulação horária de ventos em cerca de 5 km de altitude. A situação mais preocupante nesta quinta-feira é em Mato Grosso do Sul. O tempo deve ficar bastante instável, com muitas pancadas de chuva e raios acontecendo no decorrer do dia. Em várias horas, a chuva vai cair forte, deixando grandes acumulados em pouco tempo, o que pode causar alagamentos repentinos nos centros urbanos. Essas fortes pancadas de chuva também podem vir com rajadas de vento moderadas a fortes.
Os maiores volumes de chuva nesta quinta-feira devem acontecer no centro e oeste de Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande. Mas muitas áreas no centro-sul e leste do estado também vão sentir os temporais no decorrer desta quinta-feira.
Durante a sexta-feira, 14 de novembro, a situação não vai mudar muito em Mato Grosso do Sul. Permanece o alerta para pancadas de chuva frequentes, muitas de forte intensidade. A chuva será mais frequente e volumosa novamente no centro-oeste, sul e leste do estado.
No sábado, as áreas de instabilidade enfraquecem. O Mato Grosso do Sul terá maiores períodos com sol e as pancadas de chuva ainda vão ocorrer, mas principalmente à tarde e à noite, de forma isolada. Durante o domingo, o deslocamento de uma forte frente fria sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai vai aumentar novamente o risco de tempestades em Mato Grosso do Sul.

Mais de 100 mm de chuva em 4 dias

As projeções computacionais para o volume de chuva em Mato Grosso do Sul indicam acumulados de 60 mm a cerca de 130 mm, até a noite do domingo, 16 de novembro, para vários locais no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Os maiores acumulados devem acontecer no oeste do estado, em áreas próximas da fronteira com o Paraguai, onde muitos locais poderão receber mais de 100 mm até o próximo domingo. A região de Campo Grande poderá acumular de 40 mm a 70 mm nesse período até o domingo.

Risco de chuva forte em parte de São Paulo

Parte das áreas de instabilidade que vão crescer sobre o estado de Mato Grosso do Sul devem atingir também algumas áreas do estado de São Paulo. Para esta quinta-feira, 13 de novembro, o alerta para temporais fica restrito ao oeste e noroeste do estado de São Paulo, região que inclui Presidente Prudente e as áreas de divisa com o Mato Grosso do Sul. Outros locais no centro-oeste e sul do estado, como na região de Ourinhos, São José do Rio preto e Avaré, a situação é de atenção nesta quinta-feira para pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes. As outras regiões do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, poderão ter algumas pancadas de chuva na tarde desta quinta-feira, mas de forma isolada, sem risco de transtornos.
Durante a sexta-feira, 14 de novembro, o maior potencial para pancadas de chuva ainda será nas áreas paulistas próximas ao Mato Grosso do Sul e ao Paraná. Mas as condições para a chuva no leste do estado tendem a aumentar por causa de uma mudança na circulação de ventos sobre o mar, entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Por isso a Grande São Paulo, o litoral, áreas como o Vale do Ribeira e o Vale do Paraíba terão uma sexta-feira com muitas nuvens desde cedo, mas com previsão de chuva durante a tarde e à noite, que poderá ser moderada a forte em alguns momentos
Durante o fim de semana, essas áreas de instabilidade vão se expandir mais sobre o estado de São Paulo aumentando a nebulosidade e as condições para pancadas de chuva em todo o estado. O fim de semana será de atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes em São Paulo.

Nova frente fria à vista

A Climatempo alerta que durante a segunda-feira, 17 de novembro, o avanço de uma forte frente fria poderá trazer temporais para o Mato Grosso do Sul e para o estado de São Paulo. Fique atento às previsões diárias na Climatempo e às orientações da Defesa Civil do seu estado.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
14°31°
0mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
14°28°
0mm
saiba mais
Guarulhos - SP
14°29°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
14°27°
0mm
saiba mais
Osasco - SP
14°29°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
14°25°
0mm
saiba mais
Imagem Destrinchando o jargão climático

Destrinchando o jargão climático

Imagem Previsão Brasil (12/11): Frente fria avança pelo Sul e calor intenso predomina nas demais regiões

Previsão Brasil (12/11): Frente fria avança pelo Sul e calor intenso predomina nas demais regiões

Imagem WMO divulga relatório: 2025 deve ser o segundo ou terceiro ano mais quente já registrado

WMO divulga relatório: 2025 deve ser o segundo ou terceiro ano mais quente já registrado

Imagem Tardes ficam mais quentes em SP e chuva volta na quarta

Tardes ficam mais quentes em SP e chuva volta na quarta