Texto por, César Soares – meteorologista da Climatempo
Fortes chuvas provocaram inundações na região montanhosa conhecida por Texas Hill Country. As tempestades começaram na última sexta-feira (04/07), feriado de independência dos Estados Unidos, e provocou a morte de pelo menos 80 pessoas.
As autoridades locais informam que volume acumulado de chuva superou os 380mm, isso proporcionou o que o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS – sigla para National Weather Service) chamou de elevação relâmpago de diversos rios.
Foi o caso do Rio Guadalupe que subiu cerca de 9 metros em menos de duas horas.
A situação meteorológica local proporcionava a formação de grandes áreas de tempestade. O excesso de umidade tropical, deixado pela tempestade Barry (que provocou muita chuva sobre o México nos últimos dias), juntamente com o forte aquecimento das águas do Golfo e a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no oceano. A formação de cavados meteorológicos e sistemas de baixa pressão no continente permitiam a subida dessa umidade para camadas altas da atmosfera e possibilitando a formação de grandes nuvens que trouxeram grandes acumulados em um curto período.

Serviço Meteorológico dos EUA mantém risco para inundações na região – Fonte: NOAA
Ainda segundo o Serviço Meteorológico Americano, a chuva se mantém na região até terça-feira, o que mantém o nível dos rios locais altos e permanece o alerta para novas inundações.