A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) vem se aproximando do Brasil desde o fim de janeiro e intensificou sua atividade em fevereiro no Por isso, chuvas fortes e volumosas estão ocorrendo últimos dias no extremo norte do Brasil, desde o Amapá até o norte do Rio Grande do Norte.
Na região de Belém, capital do Pará, choveu 111 mm entre os dias 8 e 9 de fevereiro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O total de chuva acumulado em fevereiro, até a manhã do dia 11, já estava em 232,5 mm. Isto corresponde a pouco mais da metade da média de chuva para fevereiro, que é de aproximadamente 438 mm. Em Salinópolis, no litoral do Pará, o Inmet registrou 91,4 mm entre 9 horas do dia 9 e 9 horas de 10 de fevereiro.
Em Macapá, capital do Amapá, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), registrou 160,8 mm nos 10 primeiros dias de fevereiro, quase metade da média de precipitação para este mês, que é de 369 mm. No Oiapoque, no extremo norte do Brasil, choveu 110,6 mm apenas entre os dias 10 e 11 de fevereiro.
Teresina e Fortaleza são outras capitais brasileiras que também estão sentindo a chuva volumosa da ZCIT. Em Teresina, o Cemaden registrou 124,6 mm acumulados em 10 dias, cerca de metade da média para fevereiro. Em Fortaleza choveu 147,4 mm em 10 dias, de acordo com o Cemaden. A média normal de chuva para fevereiro é de 187 mm
Mais chuva nos próximos dias no extremo norte do Brasil
A Zona de Convergência Intertropical vai continuar ativa na faixa do extremo norte do Brasil nos próximos dias. Por isso há risco de chuva forte e volumosa no Amapá, no norte do Pará, em áreas do Maranhão, do Piauí, do Ceará e do Rio Grande do Norte.
Para esta quinta-feira, a Climatempo alerta para o risco de temporal no Ceará, no litoral norte do Rio Grande do Norte, no centro, oeste e norte do Piauí e no interior do Maranhão.
Previsão para o carnaval
Durante o carnaval, a ZCIT continua ativa do norte das regiões Norte e Nordeste mantendo condições para pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes e com raios.
Confira a previsão para o carnaval 2026 em todo o Brasil.
O que é a ZCIT?
A Zona de Convergência Intertropical, ou ZCIT, na forma abreviada (leia zeciti), é um dos principais sistemas meteorológicos de verão no Brasil e sua atuação é fundamental para un período chuvoso eficiente na porção norte da região Norte, que inclui o Amapá e o norte do Pará, norte do Amazonas e Roraima, e no norte do Nordeste, região entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte.
A ZCIT é composta por aglomerados de nuvens carregadas que se desenvolvem na confluência dos ventos Alísios de sudeste, que sopram a partir do hemisfério Sul em direção à linha do Equador, e os ventos Alísios de nordeste que sopram do hemisfério Norte em direção a linha do Equador. Essas bandas de nuvens carregadas atuam em toda a região tropical do planeta e se movimentam para regiões acima ou abaixo da linha do Equador conforme a temperatura superficial dos oceanos. As bandas de nuvens carregadas tendem a ficar mais tempo onde a água do mar estiver quente.



