Em apenas 51.100 km², é possível viver experiências únicas: da adrenalina dos esportes radicais ao equilíbrio das práticas de bem-estar, sempre cercado por uma cultura calorosa e acolhedora. Compacta, acessível e segura, a Costa Rica oferece férias completas, ideais tanto para famílias, casais, viajantes solos e para quem busca aventura ou relaxamento.
O que é “Pura Vida” (e por que isso muda sua viagem)
Pura Vida é o modo costarriquenho de viver: celebrar o simples, respeitar a natureza, acolher quem chega e desacelerar. Na prática, significa experiências ao ar livre, condutas sustentáveis e hospitalidade calorosa. Pura Vida é difícil de explicar, você sente, você respira, é um sorriso que te saúda, uma direção dada com gentileza.
Clima na Costa Rica: quando visitar?
No Pacífico, a estação seca vai de dezembro a março e a estação chuvosa ocorre de maio a outubro. O “veranillo” (conhecido como ‘pequeno verão’), traz uma diminuição relativa na quantidade de chuva entre julho e agosto. Chove mais no período da tarde, por isso, programe trilhas e passeios aquáticos para a manhã e acompanhe a previsão do tempo antes de cada deslocamento. Mas há atividades que, mesmo que chova, podem ser ainda mais divertidas, como tirolesa ou uma caminhada na floresta.
Já no Caribe, o período mais chuvoso vai de novembro a janeiro, com pico em dezembro. As precipitações são mais frequentes à noite e pela manhã e as janelas mais secas costumam ocorrer em dois períodos: entre fevereiro e março e entre setembro e outubro.
O que fazer? Confira 4 experiências imperdíveis
1) Rafting
Se o seu coração bate forte por aventura, o Río Pacuare entrega corredeiras clássicas em cenário cheio de florestas. Se você não gosta de adrenalina, há opções mais tranquilas de rafting em rios como o Reventazón e o Naranjo.

Rafting é uma das experiências mais emocionantes da Costa Rica. Ideal para quem busca aventura em meio à natureza. Fonte: Visit Costa Rica
2) Caiaque no Lago Arenal (La Fortuna)
Imagine remar em águas tranquilas com o Vulcão Arenal ao fundo. Além das fotos incríveis, a região é ideal para iniciantes. Depois da aventura, aproveite para relaxar nas águas termais da cidade. Tortuguero e Tamarindo são outros lugares onde você também pode passear de caiaque.
3) Surfe no Pacífico e no Caribe
A costa do Pacífico concentra a maioria dos picos — destaque para Tamarindo, Nosara, Jacó, Hermosa e Santa Teresa. No Caribe, praias como Puerto Viejo e Playa Negra misturam ondas, recifes de coral e cultura afro-costarriquenha. Escolas de surfe atendem todos os níveis.
4) Bungee em Monteverde
Gosta de aventuras radicais? Em Monteverde, existe um salto de 143 metros que é considerado o mais alto da América Central. Aventure-se em um sobrevoo de teleférico até a plataforma no coração da floresta nublada e, depois, a adrenalina é garantida.
Dica: o país é compacto! Em uma única viagem dá para combinar montanhas, florestas e praias. Considere transfers compartilhados, voos domésticos e 4×4 em regiões montanhosas.

Bungee na Costa Rica: salto radical de 143 metros em Monteverde. Fonte: Visit Costa Rica
Pronto para viver o Pura Vida?
Salve este guia, compartilhe com quem vai com você e comece agora a montar o roteiro. Acesse o site do nosso parceiro Visit Costa Rica para mais informações e embarque rumo a uma viagem que combina sol, praia, natureza e bem-estar. #PuraVida #VisiteCostaRica