logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Calor ganha força no país e os termômetros disparam no segundo final de semana do ano

O fim de semana será marcado por dias de sol e tempo firme, com aumento do risco de calor extremo em diversas áreas do país. Em São Paulo, as máximas podem chegar aos 35 °C, enquanto no Rio de Janeiro os termômetros podem se aproximar dos 39°C.

Jade Ramos

08/01/2026 às 17:01

Compartilhar
Imagem da notícia Calor ganha força no país e os termômetros disparam no segundo final de semana do ano
Calor extremo nos próximos dias acende alerta para problemas de saúde.

Neste final de semana, a manutenção de ventos de quadrante norte/noroeste associados a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) favorecem o calor extremo em áreas do Sudeste do país entre o sábado (10) e o domingo (11). Outros sistemas presentes na atmosfera, como a formação da condição pré-frontal na segunda (12), mantém a condição de calor extremo e em São Paulo as máximas poderão ficar próximas dos 35°C, porém com chance de pancadas isoladas. Enquanto no Rio, além do favorecimento da ASAS, o aquecimento adiabático também favorece o aumento das temperaturas extremas que podem ficar próximas dos 39°C na capital carioca.

São Paulo

Neste sábado (10), as temperaturas já começam a subir rapidamente e a sensação de calor intenso e tempo abafado aumenta em grande parte do Estado. Na faixa norte e oeste paulista, as máximas podem ficar próximas dos 34°C em cidades como Araçatuba, Ribeirão Preto e Barretos e a umidade relativa do ar estará em limiares de ALERTA, isto é, com valores próximos ou abaixo dos 30%. O calor extremo também afeta áreas da faixa leste, em cidades como Registro e São José dos campos, os termômetros podem registrar valores próximos dos 33°C e em Guarantinguetá, a máxima do dia esperada será de 35°C. Na capital Paulista, o calor também será intenso com máximas de 32°C. E no domingo (11), o calor continua em grande parte das áreas, com destaque para a cidade de São Paulo que pode chegar aos 35°C. Na segunda (12), a condição pré-frontal favorece o calor extremo, ao longo do dia, principalmente no interior paulista com máximas na casa dos 36°C, enquanto na capital paulista a máxima é de 35°C. Porém, ainda há chance para pancadas irregulares de chuva típicas de verão, principalmente entre à tarde e a noite.

Rio de Janeiro

No sábado (10), o calor aumenta em grande parte da região Metropolitana do Rio, com máximas próximas dos 37°C. No interior, o calor é mais intenso em áreas do Sul do Rio, com máximas próximas dos 36°C em Nova Iguaçu e 34°C em Volta Redonda. Enquanto, no litoral, a máxima esperada é de 36°C em Itaguaí e 34°C em Paraty. No domingo (11), o calor aumenta em mais áreas do estado, incluindo o litoral e áreas da faixa norte, com máximas que podem ficar próximas dos 40°C na capital carioca, 37°C em Itaguaí e 34°C em Macaé. Na segunda (12), os termômetros disparam ao longo da tarde, com máximas que podem atingir os 41°C novamente em áreas da capital e a expectativa é de calorão ao longo do começo da semana. Além disso, a falta de chuvas combinado ao calor extremo, ao longo do período também aumenta o risco para problemas de saúde como desidratação, exaustão pelo calor (fraqueza, tontura, náusea, dor de cabeça), insolação, queda de pressão e desmaios.

Em outras regiões do país, o calor também pode ser extremo no final de semana, com destaque para o interior nordestino em que as máximas podem atingir os 37°C e a umidade relativa do ar prevista estará abaixo dos 30%. Em cidades como Teresina no Piauí com máxima de 37°C, a situação é de ALERTA para o calor extremo. No Centro-oeste, o calor extremo também é esperado em Cuiabá, no Mato Grosso, com máxima de 35°C no sábado (10) e no domingo (11). Em áreas do Norte do país, as máximas variam entre 32°C em Belém, 31°C em Porto Velho e Rio Branco.

INDÍCES DE UV

Tanto no Sudeste, quanto no Nordeste e no centro oeste, neste final de semana, a situação também é de ALERTA para os indíces de UV que estarão em níveis EXTREMOS.

A seguir entenda em detalhes os níveis de radiação UV que compõem o índice e orientações da Organização Mundial de Meteorologia:

  • Baixo (0–2): Radiação ultravioleta reduzida pela presença de nuvens ou menor intensidade solar. Recomendações: É seguro estar na rua.
  • Moderado (3–5): Níveis moderados de radiação ultravioleta, com variação conforme a presença de nuvens. Recomendações: Use camiseta, protetor solar e óculos de sol.
  • Alto (6–7): Céu parcialmente aberto favorece níveis altos de radiação ultravioleta. Recomendações: Aconselhável permanecer na sombra. Ao sol, estar com camiseta, protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Muito alto/extremo (8–10): Radiação ultravioleta muito elevada em períodos de forte luminosidade e pouca nebulosidade. Recomendações: Ficar em casa entre às 11h e às 16h, utilizar camisa comprida, calças, protetor solar, óculos de sol e chapéu.

Baixe o app Climatempo para uma experiência personalizada e consulte o nosso painel de proteção solar, para saber o melhor fator de proteção para o seu tipo de pele.

Com o aplicativo de Climatempo você pode configurar alertas e receber na palma da sua mão as previsões para encontrar o dia e as condições ideiais para os seus eventos.

Baixe de graça o aplicativo meu Climatempo na App Store para iOS ou na Play Store para Android.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
20°32°
15mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
20°28°
2mm
saiba mais
Guarulhos - SP
20°30°
4mm
saiba mais
Diadema - SP
20°27°
3mm
saiba mais
Osasco - SP
20°32°
4mm
saiba mais
Santo André - SP
19°26°
7mm
saiba mais
Imagem Neve e gelo paralisam aeroportos e provocam caos na Europa

Neve e gelo paralisam aeroportos e provocam caos na Europa

Imagem Calor aumenta e Grande São Paulo pode ter mais chuva forte nesta quinta-feira

Calor aumenta e Grande São Paulo pode ter mais chuva forte nesta quinta-feira

Imagem Litoral de SP terá sol e calor no fim de semana

Litoral de SP terá sol e calor no fim de semana

Imagem Previsão Brasil (08/01): frente fria traz chuva forte no Sul e instabilidades continuam pelo país

Previsão Brasil (08/01): frente fria traz chuva forte no Sul e instabilidades continuam pelo país