logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Previsão Brasil (24/02): temporais e chuva forte atingem todas as regiões do país

Instabilidades ganham força ao longo do dia com atuação de frente fria, cavado em médios níveis e ZCIT, elevando o risco de temporais, rajadas de vento e acumulados elevados em diversos estados do Brasil.

Redação

23/02/2026 às 16:19

Imagem da notícia Previsão Brasil (24/02): temporais e chuva forte atingem todas as regiões do país
Previsão do tempo para o Brasil

Pela meteorologista Lívia Caetano

A previsão do tempo para esta terça-feira (24/02) indica aumento das instabilidades em grande parte do Brasil. A atuação de uma frente fria, um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, a circulação de ventos em altitude, além do calor e do transporte de umidade, favorecem pancadas de chuva moderadas a fortes, com risco de temporais e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h em diversas áreas. Confira os detalhes por macrorregião.

Região Sul – (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná): chuva moderada a forte e risco de temporais

Chove de maneira mais fraca desde as primeiras horas do dia entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, além do norte catarinense e sul paranaense, devido à influência marítima e à umidade presente na atmosfera. Já no sul, interior, oeste e Campanha Gaúcha do Rio Grande do Sul, novas áreas de instabilidade avançam provocando chuva moderada a forte, com risco de temporais por causa da atuação da frente fria.

Ao longo do dia, a combinação entre cavado meteorológico, frente fria, calor e umidade favorece o aumento das instabilidades no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Há risco de temporais especialmente no sudeste, noroeste e oeste gaúcho.

As temperaturas seguem mais elevadas e o tempo permanece abafado em grande parte da Região Sul. Já no litoral norte, interior e sul de Santa Catarina, além da Serra Gaúcha, os termômetros não devem subir muito. No litoral do Rio Grande do Sul, as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h.

Porto Alegre – RS: pancadas moderadas a fortes à tarde
O sol aparece pela manhã entre poucas nuvens e, à tarde, há chance de pancadas de chuva moderadas a fortes. A máxima pode chegar aos 31°C.

Curitiba – PR: chuva moderada a forte com raios
Chove desde a manhã e ao longo do dia de maneira moderada a forte, com raios. As temperaturas podem chegar até os 26°C.

Região Sudeste – (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo): pancadas fortes e risco de temporais

Há chance de chuva fraca a moderada no litoral, oeste, norte e noroeste de São Paulo, além do interior do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, incluindo interior, Triângulo Mineiro, noroeste, norte, região central, leste e sul, chove de maneira moderada a forte intensidade, inclusive pela manhã na Zona da Mata Mineira.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas se intensificam em toda a Região, com chuva moderada a forte em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há risco de temporais no Espírito Santo, em grande parte de Minas Gerais, na metade norte e leste paulista e no interior, serra, norte e sul fluminense.

Pode haver acumulados mais elevados no sul e na Zona da Mata de Minas Gerais, onde a situação é de perigo. Até a noite, as instabilidades persistem. As temperaturas não sobem tanto no litoral, sul e leste, norte e nordeste paulista, além do sul e interior mineiro, devido à nebulosidade. Nas demais áreas, os termômetros sobem mais. Rajadas entre 40 e 50 km/h atingem a Região dos Lagos (RJ) e áreas do Triângulo, oeste e noroeste de Minas.

São Paulo – SP: pancadas fortes à tarde e risco de temporais
Chove fraco a moderado desde cedo no litoral, noroeste, oeste e norte do estado. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas aumentam e podem ocorrer com moderada a forte intensidade, com risco de temporais na metade norte e leste paulista. Na capital, o sol aparece entre muitas nuvens pela manhã e, a partir da tarde e noite, pode chover moderado a forte. A máxima chega aos 28°C.

Rio de Janeiro – RJ: chuva aumenta ao longo do dia
Há chance de chuva na madrugada. O sol aparece pela manhã e, ao longo do dia, as pancadas voltam com moderada a forte intensidade. Máxima de até 33°C.

Belo Horizonte – MG: risco de temporais e volumes elevados
Chove desde a madrugada e há risco de temporais e acumulados elevados a qualquer hora do dia. A máxima pode chegar aos 25°C.

Região Centro-Oeste – (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás): pancadas fortes com trovoadas

Chove desde cedo na faixa oeste e sul de Goiás, na maior parte de Mato Grosso do Sul e em áreas do interior, sul, leste e norte de Mato Grosso, com intensidade moderada a forte e trovoadas.

Ainda pela manhã, as instabilidades se concentram em Goiás, Mato Grosso do Sul e no sul, leste e nordeste mato-grossense, devido à circulação de ventos em níveis elevados, calor e transporte de umidade da Amazônia.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas se intensificam na Região, com risco de temporais na faixa sul de Mato Grosso e Goiás e na maior parte de Mato Grosso do Sul. Em cidades do norte e interior de Mato Grosso do Sul e de Goiás, as temperaturas não sobem tanto, enquanto nas demais áreas o tempo fica abafado. Rajadas entre 40 e 50 km/h atingem o norte de MS, sul de MT e metade sul de GO.

Campo Grande – MS: risco de temporais
Há chance de chuva na madrugada e manhã com tempo fechado. Ao longo do dia, pancadas moderadas a fortes com risco de temporais. Máxima de até 25°C.

Cuiabá – MT: pancadas fortes e tempo abafado
Pode chover na madrugada, com aberturas de sol ao longo do dia, mas as pancadas aumentam e há risco de temporais. Chuva moderada a forte e máxima de até 29°C.

Região Nordeste – (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão): chuva forte e atuação da ZCIT

As instabilidades atuam desde o começo do dia na metade oeste da Bahia e no litoral, incluindo Salvador, com chuva moderada a forte. Há pancadas no Maranhão, Piauí e Ceará.

Na faixa litorânea norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece pancadas moderadas a fortes. Também chove entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Ao longo do dia, a chuva se intensifica no Maranhão, Piauí, Ceará, grande parte da Bahia, oeste da Paraíba, Sergipe, Alagoas e metade oeste de Pernambuco.

Há risco de temporais no sul do Maranhão, Piauí e Bahia, além do noroeste maranhense. Entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco, a chuva é moderada. Já no litoral norte da Bahia, o tempo segue mais firme. As temperaturas aumentam ao longo do dia.

Região Norte – (Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Tocantins, Amapá, Roraima): pancadas fortes e risco de temporais

Há possibilidade de pancadas moderadas a fortes desde cedo no Pará, no leste, oeste e sul do Amazonas e no Tocantins. Ao longo do dia, a chuva se espalha por grande parte do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Tocantins e Amapá.

No litoral do Pará e leste do Amapá, há risco de temporais devido à atuação da ZCIT. Também há risco entre o oeste do Amazonas e Acre, além da faixa sul do Pará e norte do Tocantins. Em Roraima e no norte do Amazonas e noroeste do Pará, o tempo segue mais aberto.

A sensação de abafamento continua e as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no norte de Roraima, Amapá e sul de Rondônia.

Quer receber a previsão do tempo atualizada todos os dias? Acompanhe nossas próximas publicações e fique atento aos alertas meteorológicos!


Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
20°26°
25mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
18°23°
18mm
saiba mais
Guarulhos - SP
19°24°
18mm
saiba mais
Diadema - SP
18°22°
15mm
saiba mais
Osasco - SP
18°24°
15mm
saiba mais
Santo André - SP
18°22°
16mm
saiba mais
Imagem Chuva forte e temporais no Centro-Oeste e Norte e o tempo abafado persiste nos próximos dias

Chuva forte e temporais no Centro-Oeste e Norte e o tempo abafado persiste nos próximos dias

Imagem Massa de ar polar reduz as temperaturas no Sul do Brasil no fim de fevereiro

Massa de ar polar reduz as temperaturas no Sul do Brasil no fim de fevereiro

Imagem Previsão Brasil (25/02): Temporais e chuva forte seguem ocorrendo por grande parte do país

Previsão Brasil (25/02): Temporais e chuva forte seguem ocorrendo por grande parte do país

Imagem Juiz de Fora (MG) sofre uma das maiores tragédias do verão 2026

Juiz de Fora (MG) sofre uma das maiores tragédias do verão 2026