Pela meteorologista Lívia Caetano
Região Sul – (RS, SC, PR): Chuva forte, temporais e volumes elevados no litoral e leste
Ao longo da madrugada e da manhã, há chance de chuva fraca no litoral sulista, enquanto no norte, noroeste e interior do Paraná as pancadas são mais fortes, com possibilidade de trovoadas, melhorando depois. Entre o fim da manhã e o início da tarde, a atuação de uma baixa pressão, cavado em médios níveis, além do calor e da umidade, favorece chuva moderada a forte na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, com risco de temporais. A situação é de perigo no leste e litoral do Paraná e de Santa Catarina, onde podem ocorrer volumes elevados. Durante a tarde, as instabilidades avançam para mais áreas do Rio Grande do Sul, inclusive a Região Metropolitana de Porto Alegre. Entre o fim da tarde e a noite, com a formação de uma baixa pressão entre a costa do Paraná e de São Paulo, a chuva segue no leste e litoral paranaense e catarinense. No interior e sul gaúcho, o dia tem mais aberturas de sol e chuva fraca isolada. As temperaturas seguem elevadas na maior parte da região, com marcas mais amenas em áreas de serra, litoral e sul do Paraná e de Santa Catarina. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.
Porto Alegre – RS: manhã firme, pancadas fortes à tarde e máxima de 32 °C.
Curitiba – PR: nevoeiro na madrugada, sol pela manhã e chuva forte à tarde e à noite, com risco de temporais e máxima de 29 °C.
Região Sudeste – (SP, RJ, MG, ES): Instabilidades aumentam à tarde com risco de temporais
O dia começa mais firme na maior parte da região, mas no oeste e noroeste paulista há chuva mais forte nas primeiras horas, com melhora ao longo da manhã. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas se intensificam em São Paulo, Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais, com chuva moderada a forte, trovoadas e risco de temporais, especialmente em São Paulo, no sul e Triângulo Mineiro e em boa parte do Rio de Janeiro. A situação é de perigo no sul paulista para acumulados elevados. No Espírito Santo e no nordeste mineiro, a chuva ocorre de forma mais fraca e intercalada com aberturas de sol. O calor predomina, com temperaturas um pouco mais amenas no sul de Minas, e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h na Região dos Lagos (RJ) e no centro-sul capixaba.
São Paulo – SP: Temporais à tarde e chuva forte no litoral
Nas primeiras horas, chove mais forte no oeste e nordeste paulista, com melhora ao longo da manhã. A partir do início da tarde, as instabilidades aumentam em todo o estado, com chuva moderada a forte, risco de temporais e calor predominando. Entre o fim da tarde e a noite, com a formação de uma baixa pressão entre a costa paulista e o Paraná, a chuva se intensifica no sul, litoral e leste. Na capital, há pancadas fortes ao longo do dia, com chance de volumes elevados e máxima em torno de 32 °C.
Rio de Janeiro – RJ: sol pela manhã, pancadas à tarde no litoral e chuva rápida à noite, com máxima de 35 °C.
Belo Horizonte – MG: sol entre nuvens pela manhã, chuva ao longo do dia e máxima de 28 °C.
Região Centro-Oeste – (MT, MS, GO, DF): Chuva moderada a forte e calor abafado
Há previsão de pancadas moderadas no nordeste, oeste e interior de Mato Grosso, e chuva fraca e isolada no sul de Mato Grosso do Sul, enquanto grande parte de Goiás começa o dia com tempo mais firme. A partir do fim da manhã, as instabilidades aumentam e a chuva se intensifica em Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul, a presença de baixa pressão no Paraguai e de cavado em médios níveis favorece chuva moderada a forte ao longo do dia, com risco de temporais no leste, nordeste e sudeste do estado. O calor segue predominando e a sensação de abafamento continua.
Campo Grande – MS: sol com nuvens pela manhã e chuva moderada a forte do fim da manhã à noite, com máxima de 30 °C.
Cuiabá – MT: sol pela manhã, pancadas rápidas à tarde e chuva à noite, com máxima de 31 °C.
Região Nordeste – (MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA): ZCIT mantém chuva forte no norte e litoral
Chove de maneira moderada no litoral norte desde cedo. No sul e interior do Maranhão e do Piauí, além do Ceará, a chuva ocorre com mais força nas primeiras horas e pela manhã. À tarde, as pancadas se intensificam no litoral norte pela atuação da ZCIT e avançam sobre Maranhão, Piauí, Ceará, norte do Rio Grande do Norte, litoral da Paraíba e oeste da Bahia, com risco de temporais entre o leste e nordeste do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará. No litoral norte da Bahia e no sul de Sergipe, a chuva é moderada, enquanto no sul baiano ocorre de forma mais fraca. O calor e o abafamento persistem, com atenção para a umidade baixa no norte da Bahia, interior de Pernambuco e sul da Paraíba. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h no leste da região e no litoral do Ceará.
Região Norte – (AM, PA, AC, RO, RR, TO, AP): Chuva frequente e temporais isolados
As instabilidades seguem presentes na maior parte da região devido à Alta da Bolívia, ao calor e à umidade. As pancadas ocorrem de forma moderada a forte no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins. No Pará, a chuva é mais forte em várias áreas, porém irregular. A ZCIT favorece temporais no Amapá, enquanto no interior paraense há mais aberturas de sol ao longo do dia.
Monitore a previsão do tempo atualizada para a sua região na Climatempo ou acompanhe alertas via app!
Fique por dentro dos alertas meteorológicos da Climatempo para evitar riscos!




