logo
Faça seu loginavatar
Ícone de localizaçãoSão Paulo, SP
Clima e Previsão do Tempo

Verão começa com o calor ganhando força no país

Massa de ar quente e seca domina a primeira semana do verão, com temperaturas acima da média em grande parte do país.

jaderamos

22/12/2025 às 11:32

Compartilhar
Imagem da notícia Verão começa com o calor ganhando força no país
Calor ganha força no país na primeira semana do verão

O verão de 2025/26 começa oficialmente no dia 21 de dezembro às 12:03 horário de Brasília e se estende até às 11h45 do dia 20 de março de 2026. Neste ano, o verão será marcado por temperaturas acima da média em grande parte do país, com episódios de calor intenso e chuvas irregulares. Este padrão no verão irá ocorrer devido alguns fenômenos climáticos que irão dominar nesta estação.

Entenda:

Dentre os fenômenos mais conhecidos, é claro, o padrão climático global: a La Niña que é um fenômeno oceânico que ocasiona o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial e que consequentemente altera a circulação atmosférica intensificando os ventos alísios e ocasionando mais chuvas no Norte e Nordeste, dentro da média no interior do Brasil, enquanto o Sul experimenta períodos de estiagem quando surge este padrão atmosférico.

Porém, neste verão a La Niña não será protagonista principal devido a fraca intensidade e curta duração do fenômeno. O período de atuação da La Niña perdura até meados de janeiro de 2026 e não exerce tanta influência no clima desta estação. Nos meses seguintes espera-se uma transição para a fase neutra do fenômeno e um gradual aquecimento do oceano até o outono de 2026.

O destaque será para a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) e que irá realizar a manutenção do padrão de chuvas e temperaturas no Brasil neste verão e que deve atuar mais enfraquecida e afastada do leste do Brasil, mas exercerá grande influência, por vezes, atuando como um bloqueio atmosférico e afastando algumas das frentes frias que passam pelo Brasil. Além disso, terá um papel importante sobre a posição dos corredores de umidade, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que geralmente, fica posicionada entre a Amazônia e o Sudeste do país.

Primeira semana do verão com predomínio do calor:

A ASAS já começa o verão de 2026 ocasionando o predomínio de uma massa de ar quente e seca em parte do sudeste do país. Consequentemente, as temperaturas sobem na semana do natal em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, áreas de alta pressão também promovem o calor na região Sul e interior do Nordeste, com máximas próximas dos 35°C. Enquanto no Norte, as máximas ficam próximas dos 32°C.

E ao longo do verão, a tendência será de temperaturas acima da média em grande parte do país, com possibilidade de episódios de onda de calor, mas não descarta-se também o risco para temporais intensos, com potencial para alagamentos e enchentes.


Compartilhar

Previsão para sua cidade

Veja aqui!
São Paulo - SP
23°35°
8mm
saiba mais
São Caetano do Sul - SP
23°33°
1mm
saiba mais
Guarulhos - SP
21°33°
0mm
saiba mais
Diadema - SP
NaN°NaN°
1mm
saiba mais
Osasco - SP
20°32°
0mm
saiba mais
Santo André - SP
NaN°NaN°
1mm
saiba mais
Imagem VCAN dita o ritmo das chuvas na faixa norte do Brasil nesta semana

VCAN dita o ritmo das chuvas na faixa norte do Brasil nesta semana

Imagem Previsão Fim de Semana: chuva, calor e risco de temporais em várias regiões do Brasil

Previsão Fim de Semana: chuva, calor e risco de temporais em várias regiões do Brasil

Imagem Previsão Brasil (23/12): chuva forte no Sul e Norte e calor intenso em várias regiões

Previsão Brasil (23/12): chuva forte no Sul e Norte e calor intenso em várias regiões

Imagem Nova onda de calor ganha força no Brasil na primeira semana do verão

Nova onda de calor ganha força no Brasil na primeira semana do verão