CLIMA DE VIAGEM

Os maravilhosos cânions do Brasil

por Redação

Oferecimento

Para sair das tradicionais férias na praia, ou na neve, a dica de viagem da vez é conhecer destinos mais isolados, que podem proporcionar contato direto com a natureza e ainda colocar você mais perto do céu, como os Cânions brasileiros.

 

Com uma beleza proporcional ou superior ao tamanho que possuem, os Cânions têm o poder de gerar experiências únicas e inesquecíveis aos que optam por férias no Brasil.

 

Com base nesse roteiro de viagem, um dos melhores destinos para visitar é o Cânion do Xingó, localizado em Canindé de São Francisco (SE). No meio do sertão sergipano, as grandes paredes de pedras são cercadas pelo intenso verde do rio São Francisco. É um contraste que encanta os olhos, e um passeio de barco pelas fendas dos cânions certamente será inesquecível. A região, que já esteve submersa pelo mar, só se formou depois da construção da usina hidrelétrica de Xingó. Diante de um paraíso como esse, que inclui até piscina natural, a palavra de ordem é aproveitar!


Ainda no calor do Nordeste, a outra dica está no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), onde se encontram cânions (também chamados de boqueirões) que lembram ruinas abandonadas. Lá o visitante tem a oportunidade de contemplar voos dos pássaros Andorinhões, que se abrigam nas rochas, e até dos urubus-rei. Nas árvores ao redor, também é possível encontrar macacos e belíssimas araras-vermelhas. Para quem gosta de história, a oportunidade é perfeita para conhecer milhares de pinturas rupestres.


Na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a indicação é dupla e exige do turista muita disposição. Para chegar ao Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra, é necessário enfrentar uma trilha (bem sinalizada) de seis quilômetros que, dependendo da estação do ano, permite banho em piscinas naturais e a visualização de duas enormes cascatas (Andorinhas e Véu da Noiva).


Já no Parque Nacional da Serra Geral, está o Cânion Fortaleza, com 7,5 km de extensão, 1.240 metros acima do nível do mar e 2.000 metros de largura. O lugar recebe esse nome justamente pelos tamanhos de seus paredões. No topo, e em dias com tempo aberto, é possível ver o litoral gaúcho. Ao voltar para as trilhas, de acesso mais difícil que o vizinho Itaimbezinho, os visitantes podem investigar e admirar a Pedra do Segredo, que pesa cerca de 30 toneladas e fica equilibrada em uma base de 50 centímetros.

 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL