CLIMA DE VIAGEM

5 países para ver o Sol da meia-noite

por Redação

Saiba quando e onde é possível acompanhar de perto um dos mais belos fenômenos da natureza


Se em sua próxima viagem você quer conhecer lugares turísticos que fogem do roteiro comum, uma boa sugestão é arrumar as malas e partir para o hemisfério norte. Pois é lá que estão os melhores destinos para apreciar um dos fenômenos mais incríveis da natureza: o Sol da meia-noite.

O espetáculo é um fenômeno natural que acontece todos os anos durante alguns dias um pouco antes e um pouco depois do solstício de verão. Neste período, o sol fica sempre aparecendo, acima da linha do horizonte. No movimento aparente do sol ao longo do dia, o disco solar se aproxima e se afasta da linha do horizonte, mas não ocorre o pôr do sol, quando o sol vai sumindo até se esconder na linha do horizonte. Assim, o período noturno também tem fica iluminado, mas com uma luz suave. 

O “sol da meia noite” pode ser observado apenas nas regiões próximas dos círculos polares ártico (Hemisfério Norte) e antártico (Hemisfério Sul). Os círculos polares ficam a aproximadamente 66° de latitude.

A cidade de Tromsø, na Noruega, que recebe o apelido de “Paris do Norte”, é uma boa opção para combinar aventura e as noites ensolaradas. Você pode jogar golfe no campo mais setentrional do mundo, ou se aventurar nas montanhas da região ártica. Entre maio e julho, nos 67 dias que o sol não se põe, é verão no hemisfério norte, mas devido à alta latitude, as temperaturas raramente ultrapassam os 20ºC, ficando em sempre entre 7ºC e 15ºC.


Outro destino na Europa para assistir ao sol contínuo é a Lapônia, entre Suécia e Finlândia. A charmosa cidade de Rovaniemi, 10 quilômetros ao sul da região polar, também tem a ocorrência das noites claras durante o verão. As simpáticas construções do local chamam atenção por lembrar muito o natal e passam uma tranquilidade aos visitantes. E o verão finlandês, mesmo com a proximidade dos polos, tende a permanecer com uma temperatura agradável, entre 10º e 20ºC.


A América do Norte também tem territórios ao norte do círculo polar, onde o espetáculo é visível. A cidade de Inuvik, no Canadá, tem 50 dias de sol constante. Nessa época, acontecem uma corrida e diversos festivais. As temperaturas podem ultrapassar os 20ºC no verão, já tendo registrado o recorde de 32ºC. Portanto, não é só de frio que vive o viajante à caça do melhor lugar do planeta para acompanhar esse fenômeno.  


Quem tiver espírito de aventura pode ir para a Groenlândia, destino essencial no roteiro de viagem. Por lá é possível fazer um passeio de barco que sai da cidade de Illulissat, às 11h da noite e passeia pelas geleiras da região, tudo isso sob a luz do sol. Localizada 200 quilômetros acima do circulo ártico, as temperaturas variam entre -25ºC e 10ºC.  Mas o passeio nos fiordes de gelo e os ventos fortes fazem com que a sensação térmica seja mais fria ainda. Vista as luvas e prepare-se para um passeio inesquecível.