Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

ESPECIAL INVERNO 2016

publicidade

Os perigos do ar condicionado no verão

14/03/2016 às 15:04
por Maira Di Giaimo
Atualizado 14/03/2016 às 15:04

Sem o devido cuidado, o aparelho que ajuda a refrescar também pode ser muito prejudicial à saúde

 

Nos dias quentes de verão, uma das alternativas ao calor excessivo é o ar condicionado. Embora seja a melhor opção para diminuir o desconforto causado pelas altas temperaturas, o aparelho pode ser um vilão e causar o choque térmico, ocasionando vários problemas de saúde.

 

 

Tosse, espirros e congestão nasal. Esses são os principais problemas causados pelas mudanças bruscas de temperatura, que geralmente ocorrem quando alguém passa repentinamente de um ambiente muito frio para um muito quente.

Como o nosso corpo necessita de um tempo para se adaptar, o choque térmico é interpretado como um estresse sofrido pelo organismo, alterando o metabolismo, causando problemas respiratórios e aumento da pressão arterial. No calor, as veias estão mais dilatadas e quando vamos para um local mais frio, as veias se contraem, dificultando a passagem de sangue.

 

O médico otorrinolaringologista José Antonio Pinto, da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, conta que o uso do ar condicionado diminui a umidade do ambiente, prejudicando as vias aéreas e causando complicações. Para o especialista, além do uso de soro fisiológico nasal para manter a região úmida, a manutenção do eletrodoméstico é essencial. “É importante que a limpeza do filtro de ar seja feita, pois o aparelho acumula partículas, além de fungos e bactérias, que podem desencadear crises alérgicas e infecções”, afirma.

 

Para se proteger do choque térmico, é importante adotar estratégias que reduzam o impacto dessas mudanças de temperaturas. Manter o ambiente com temperatura entre 21° e 25°, procurar desligar o aparelho antes de sair para a rua e evitar alternar entre o local climatizado e o exterior, mantendo a temperatura do corpo estável na maior parte do tempo, são as principais dicas.

 

Usufruir do conforto do ar condicionado na estação mais quente do ano é importante, mas não devemos nos esquecer da saúde. Tomando o devido cuidado, o verão fica mais divertido e sem preocupações.