Dicas de esportes para praticar no inverno no Brasil

17/06/2016 às 11:15
por Redação

Oferecimento
Divirta-se com a chegada da estação

Snowboard e patinação no gelo estão no topo das atividades mais procuradas nos dias mais frios


Com a chegada do inverno, um meio de se esquentar e, ao mesmo tempo, manter o corpo saudável, é a prática de atividades físicas. Além das tradicionais opções, como futebol e natação (em piscina aquecida, claro), existem outros esportes que aparecem junto com o friozinho, exemplo do snowboard e da patinação no gelo, que entre os meses de maio e julho conquistam centenas de novos praticantes.



Como no Brasil, devido ao Clima tropical, não é comum ver um lago congelado naturalmente ou uma montanha coberta de neve, demos um jeitinho para conseguir curtir esses esportes. Hoje, parques, e até alguns hotéis espalhados pelo país oferecem opções que garantem uma sensação bem próxima a realidade.

 

Em Gramado, no Rio Grande do Sul, foi criado o Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas. E se as temperaturas do inverno na cidade já são convidativas (média de 12,2ºC, em junho, período mais frio do ano na região), dentro do ambiente elas ficam ainda melhores, podendo chegar a -5ºC. Por lá além do snowboard e da patinação, quem for ao pico da montanha pode praticar o tubing, descida com boias na neve.

Se você preferir um lugar mais próximo de São Paulo pode optar por Campos do Jordão. É lá que está o parque Tarundu, repleto de diversão para toda a família, incluindo uma pista para patinação no gelo. Se for aproveitar, se prepare porque o frio é intenso, com temperatura média de 10°C, podendo chegar a temperaturas negativas em dias gelados nos meses de junho e julho.

Também bem pertinho da capital paulista está o Ski Mountain Park, em São Roque. Um dos mais conhecidos do país para a prática de esportes de inverno, o local oferece diversas pistas de esqui e snowboard, incluindo uma profissional com aproximadamente 400 m de extensão. Como o parque passa por reformas, a área está temporariamente fechada, mas ainda dá para se divertir na pista treino, indicada para iniciantes, com cerca de 100 m de comprimento.

Outro esporte que pode ser praticado no inverno brasileiro, e muita gente desconhece, é o surfe. Na verdade, a atividade pode ser executada durante todo o ano, porém é justamente na estação que surgem as melhores ondas em decorrência dos ventos fortes típicos da época. Na cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, estão algumas das melhores praias para a prática da modalidade. A temperatura média da região fica na casa dos 20°C, podendo chegar a 15°C nos dias mais gelados. Pegue sua prancha, vista o long john (roupa de frio para a prática do surfe) e boa diversão!

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%