Temperatura baixa no TO, AC e em RO

22/07/2015 às 15:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento

Os estados do Acre e de Rondônia experimentaram uma nova friagem com a passagem do ar polar. Os ventos frios começaram a ser sentidos ainda na tarde de terça-feira, 21 de julho, mas a queda da temperatura mais acentuada ocorreu nesta quarta-feira. A madrugada de 22 de julho foi a segunda mais fria em Rio Branco, capital do Acre. A temperatura mínima em Rio Branco foi de 16,5°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde atual de frio é de 15,2°C, registrado na friagem que ocorreu nos dias 20 e 21 de junho.

 

Uma região do estado de Rondônia, por Sandra Belli

 

Em Vilhena, no sul de Rondônia, também esfriou e a temperatura mínima foi de 15,8°C. Guajará-Mirim, na fronteira de Rondônia com a Bolívia, a temperatura baixou para 17,0°C nesta quarta-feira, pela medição do aeroporto local.

O ar polar já se afastou do Acre e de Rondônia e a temperatura volta a subir. O calor vai predominar pelo menos até o começo de agosto, pois não há mais expectativa de passagem de nova massa de ar polar.

 

Frio de subsidência no Tocantins

Baixas temperaturas também estão sendo observadas sobre o Tocantins esta semana. Em Palmas, capital do estado, a madrugada de 22 de julho foi a segunda mais fria do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 18,7°C. O recorde frio atual é 17,1°C em 19 de junho. A temperatura de 18,7°C também foi registrada em 20 de junho.

Em Mateiros, a temperatura mínima foi de 14,2°C, em Gurupi de 15,7°C e em Paranã foi de 14,8°C. As medições foram do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

A temperatura baixa no Tocantins é consequência da subsidência do ar. Este processo é natural na atmosfera quando um sistema de alta pressão atmosférica predomina sobre uma região. O movimento de subsidência (fluxo de ar cima para baixo) deixar o ar seco e reduz a formação de nuvens. A falta de nuvens durante a noite faz com que o ar fique mais frio.

Esta situação é comum nesta época no Tocantins. As próximas madrugadas vão continuar um pouco frias, mas as tardes serão quentes.

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

30°
max

25mm / 83%

Rio Branco - AC

24°
min

32°
max

15mm / 90%