Cantareira cai rápido

07/08/2015 às 15:20
por César Soares

Atualizado 07/08/2015 às 16:09

Oferecimento
A falta de chuva agrava a situação do maior reservatório de São Paulo.

Chegamos ao mês de agosto, que do ponto de vista Climatológico é o mais seco na maior parte do Sudeste. Atualmente, temos a presença de um forte bloqueio atmosférico que não vai se romper pelo menos até o fim da primeira quinzena deste mês.

Além do ar seco, que é prejudicial à saúde, a ausência de chuva agrava a situação do principal reservatório que abastece a Região Metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira.

 

 

Depois do mês de julho, com chuva acima da média, o bloqueio atmosférico se formou e predomina sobre o Sudeste impedindo o avanço de sistemas meteorológicos que possam organizar chuva, como as frentes frias.

Essa condição acelerou o ritmo de queda do Sistema Cantareira como pode ser visto no gráfico que leva em consideração o "saldo negativo", ou seja, a utilização da reserva técnica.

 

 

A tendência até o final da primeira quinzena de agosto não anima em relação à chuva. Não há previsão de chuva pelo menos até o dia 15 de agosto. A presença dos bloqueios atmosféricos não permite que a nebulosidade cresça o suficiente para provocar chuva.

Veja também:
São Paulo: Chuva só no fim de agosto

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%