Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Sul tem mais temporais nesta 3ª feira

09/11/2015 às 18:41
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/11/2015 às 09:27

O tempo volta a ficar instável no Sul do Brasil nesta terça-feira, após um dia com várias horas de sol e calor em grande parte da Região. A chegada de uma nova frente fria e uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e o Paraguai estimula a formação e a expansão de nuvens carregadas sobre toda a Região Sul.

 

 

 

 

Depois de um dia com sol e calor de até 33°C no oeste do estado, o Rio Grande do Sul será o primeiro a ter novos temporais. Nesta terça-feira, volumes de acima dos 50 mm poderão ser acumulados em muitas áreas. Em São Luiz Gonzaga choveu 60 mm em apenas 1 hora na madrugada de hoje.As rajadas de vento passaram de 100 km/h em Bagé (144 km/h ).

A Grande Porto Alegre já poderá ter chuva pela manhã, mas o risco de chuva forte é maior à tarde e à noite.

Já sobre o Santa Catarina e Paraná, as áreas de nuvens carregadas devem se espalhar mais durante a tarde e na noite desta terça-feira. Há risco de temporais nos estados.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre os efeitos da nova frente fria no Sul e no Sudeste

 

 

 

 

Semana com chuva

Embora tecnicamente o ar polar da frente fria avance pelo mar e chegue ao Espírito Santo até a quinta-feira, nuvens carregadas vão continuar crescendo sobre a Região Sul. Há risco de chuva forte sobre os três estados pelo menos até a sexta-feira.

 

 

 

O mapa mostra a estimativa da chuva que deve ser acumulada até sábado, 14 de novembro. Os tons de verde escuro no centro-oeste do Rio Grande do Sul indicam que o volume acumulado pode superar 200 mm.

Este grande volume de chuva vai elevar ainda mais o nível do rio Uruguai na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Segundo informe da Defesa Civil de São Borja em 9 de novembro, o rio Uruguai vem subindo 50 cm a cada seis horas. Atualmente a cota é de 12,5 m acima do nível normal.