Muita chuva entre PR e MG

26/12/2015 às 10:17
por Aline Tochio

Atualizado 26/12/2015 às 12:07

Oferecimento
2015 se despede com chuva forte e volumosa

A última semana de 2015 vai ser marcada por muita chuva no interior de São Paulo e do Paraná. Uma área de baixa pressão atmosférica vai se formar em níveis médios e baixos da atmosfera sobre os dois Estados, favorecendo a formação de nuvens muito carregadas. Entre este domingo e a próxima terça-feira, os dois Estados ficam em alerta para o risco de temporais, com potencial para transtornos.

 

As imagens abaixo são do campo de ventos em 850hPa do modelo GFS. É possível ver uma intensa convergência de ventos em cima de São Paulo no domingo, que se desenvolve como uma baixa pressão na segunda-feira, que permanece estacionária na terça.

 

 

Áreas de baixa pressão na atmosfera são potencialmente perigosas, pois facilitam a formação de nuvens pesadas. Por isso os próximos dias serão marcados por tempo severo entre o Paraná e o centro-sul de Minas Gerais. São esperados grandes volumes de chuva nessas áreas, que podem passar de 100 milímetros. De forma mais pontual, volumes entre 150 e 200 milímetros podem ocorrer entre o Triângulo Mineiro e o nordeste do Paraná.

 

 

Além da chuva forte e volumosa, que vem com potencial para alagamentos e transbordamentos, também são esperadas intensa atividade elétrica (raios) e fortes rajadas de vento. Não se pode descartar a possibilidade de queda de granizo.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%